
O Big Riso, projeto social da construtora MBigucci, comemora em novembro 15 anos dedicados ao auxílio a crianças com câncer. Fundado por Roberta Bigucci, diretora da construtora, o projeto nasceu em 8 de novembro de 2004, no Ambulatório de Oncologia Pediátrica da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC).
Ao ser formado pelas palhacinhas Spningrifka Pirulito (Roberta Bigucci, arquiteta e advogada), Chiquinha (Cecília Freitas Denadai, arquiteta) e Borbola (Mônica Elaine Binda, setor administrativo), o projeto recebeu o apoio de Clotilde Dib, que na época era presidente da AVCC (Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer), e Jairo Cartum, médico oncologista responsável pela Oncologia Pediátrica da FMABC.
Roberta conta que, depois de assistir o filme Patch Adams, o Amor é Contagioso, sobre a humanização no atendimento em hospitais, achou que também poderia fazer esse trabalho. “Passei o filme na construtora MBigucci para incentivar o voluntariado entre nossos colaboradores. No começo acharam que eu estava ‘viajando’, mas a Mônica e a Cecília embarcaram nesta viagem comigo. Só tenho a agradecer”, recorda.

Ao longo destes 15 anos, o grupo fez diversas visitas em hospitais. “O nosso objetivo é fazer com que a criança esqueça que está doente por alguns momentos. Ver o brilho nos olhos e o sorriso no rosto dos pacientes quando chegamos é a nossa maior conquista”, destaca Roberta.
De acordo com o médico oncologista Jairo Cartum, responsável pela Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC, a alegria muda o prognóstico dos pacientes em tratamento. “Isso já foi comprovado cientificamente por estudo feito pelo grupo americano Make a Wish. Não é só a medicação que faz o resultado. Quem vence a doença é o sistema imune e o sistema imune depende do sistema emocional”, explica.