
Como forma de conscientizar sobre o tumor de próstata, que é o segundo mais frequente em homens, o hospital Santa Casa de Mauá participa da campanha Novembro Azul e posta nas redes sociais dicas de prevenção e orientações. Se o câncer de próstata diagnosticado precocemente, é possível elevar consideravelmente os índices de cura.
Segundo o oncologista Fernando Antônio Justo, é importante que a partir dos 40 anos, o homem realize periodicamente alguns exames, como PSA (sanguíneo), toque retal e ultrassonografia, ao menos uma vez por ano. “Cerca de 10% a 20% dos tumores de próstata têm influência genética e 80% estão ligados a fatores externos que enfraquecem o órgão e suas defesas, como idade, alimentação incorreta e sedentarismo”, explica o especialista.
Para prevenir a doença, é importante fazer atividade física e ter alimentação equilibrada – evitar gordura e massa branca, além de condimentos e temperos fortes, que contribuem para mutações que geram tumores. “Excesso de gorduras no sangue dificulta a circulação e a chegada de linfócitos ao órgão, o que provoca mutação”, acrescenta o médico da Santa Casa de Mauá.