Com passagens para ônibus, carros, motos e bicicletas foi inaugurada nesta quinta-feira (14), a segunda fase da duplicação da Estrada dos Alvarengas, em São Bernardo. São mais 3km de vias que visam reduzir em 50% o tempo de viagem dos moradores do Grande Alvarenga para chegar a região central. A terceira fase já teve seu edital lançado.

Com investimentos de R$ 67 milhões, a via passa a contar com quatro pistas para carros e motos, duas vias que serão utilizadas como corredor de ônibus, além de uma ciclovia no centro. Todo trecho abrange o Jardim Thelma e liga a primeira fase que começa no terminal rodoviário Grande Alvarenga.
“Considero um grande avanço para a região do Grande Alvarenga. Essa é uma artéria da nossa cidade e uma das avenidas de maior fluxo da região da nossa periferia”, opinou o prefeito Orlando Morando (PSDB) que considera que o tempo de viagem até a região central seja reduzido pela metade, por exemplo, em horário de pico o trecho do terminal Grande Alvarenga até o Centro que é de 50 minutos, pode chegar até 30 minutos no máximo.
O terceiro trecho terá mais 1 km e ligará o corredor da Estrada dos Alvarengas ao início da rodovia dos Imigrantes, próxima a divisa com Diadema. Não foi indicado quando ocorrerá o início das obras desta fase.
Questionado sobre a utilização do corredor pelos ônibus de linhas intermunicipais, Morando indicou que a EMTU (Empresa Metropolitano de Transportes Urbanos) já foi notificada para adaptar seus ônibus para ter portas nos dois lados e enquanto isso na região dos corredores tais veículos serão multados por trafegar nas faixas destinadas para carros e motos.