
A prefeitura de São Bernardo, a Polícia Militar e a Polícia Civil, fizeram na tarde desta segunda-feira (18/11) um balanço do primeiro mês de atuação conjunta através do COI (Centro de Operações Integradas) que iniciou suas atividades no dia 15 de outubro. A conclusão é a de que a maioria dos índices de criminalidade registraram queda nos primeiros 30 dias de atuação do sistema integrado de planejamento de ações de segurança na cidade. Os destaques ficam por conta da ausência de ocorrências de homicídio, roubo à banco e de latrocínios.
“Os resultados são muito positivos, praticamente em todos os indicativos tivemos queda; em alguns casos não tivemos ocorrência como por exemplo o homicídio, que é o um dos piores crimes, o que mostra claramente os bons resultados que o COI já oferece à cidade. Tivemos uma alta pontual no furto de veículos na área do 40º Batalhão da PM, mas nos demais indicadores todos tiveram queda. Portanto a ideia de ter as forças policiais unificadas tem dado certo e hoje já se planejaram novas ações”, destacou o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB).
Não foram divulgados muitos números, que só serão apresentados oficialmente no final do mês pela Secretaria de Segurança Pública. O coronel Renato Nery Machado, comandante do CPA/M6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana 6- correspondente ao ABC) explicou que os números ainda são preliminares. “A consolidação sai na estatística de outubro, esse é um comparativo preliminar. Tem muita ocorrência registrada em São Bernardo, mas que o crime não aconteceu aqui, por isso tem essa demora de consolidação”, explicou.
O oficial da PM apontou que entre os números preliminares mais positivos, está o furto de veículos, que teve uma queda média de 17% na cidade. Outro número positivo apresentado foi o de captura de foragidos; foram 23 pessoas em débito com a justiça presas no período. O coronel também relatou que o trabalho do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), além do COI, já contam com boa recepção pela população. “Temos visto que a sensação de segurança tem aumentado. Pesquisa da prefeitura mostra que 80% da população já conhece ou já ouviu falar ou tem a notícia do COI e do BAEP aqui em São Bernardo”.
Nery disse ainda que haverá reforço da polícia e da Guarda Civil Municipal no final do ano. “Os planejamentos serão feitos em conjunto e a GCM também vai entrar com um reforço de ostensividade, neste momento nesse período em que o comércio fica mais agitado”, apontou
Instalada das dependências COI, a primeira Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) fechou o período com a prisão preventiva de 17 pessoas, resultado este obtido graças a integração de ações junto a demais órgãos das Polícias Civil e Militar. Entre os criminosos presos estão dois indivíduos acusados de promover golpes em instituições financeiras. Outra quadrilha envolvida na venda da substância quetamina (droga sintética de fabricação caseira a partir de um anestésico geralmente usado por veterinários em cavalos) também foi detida no município.
COI
Inaugurado em outubro, em cerimônia que contou com a participação do governador João Doria (PSDB), o COI de São Bernardo tem reforçado o policiamento em todo o território do município. Primeiro Centro de Operações Integradas do Estado, o equipamento reúne num único espaço cerca de 400 profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal (GCM) para maior eficiência no combate ao crime no ABC. O COI funciona 24 horas por dia na avenida Redenção, 271. Ele integra ações de segurança de todos os órgãos, para isso conta com uma central de monitoramento que recebe imagens de 673 câmeras instaladas em São Bernardo.