
A partir desta segunda-feira (16/12), quem for aos postos do Poupatempo ou do Detran SP para solicitar segunda via ou fazer renovação da carteira de habilitação (CNH) e emitir certificado de registro e licenciamento de veículo (CLRV) terá os documentos em mãos em aproximadamente duas horas, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Com a tecnologia o motorista não precisa fazer agendamento prévio na unidade e nem esperar as versões impressas dos documentos, que demoram até dez dias úteis para serem emitidas.
As versões digitais da CNH e do documento do veículo têm o mesmo valor jurídico dos impressos e, para obtê-los, basta baixar no celular o aplicativo CDT, disponível gratuitamente para as plataformas Android e iOS. Após concluir o download, o motorista deve realizar cadastro no aplicativo e ativar a conta por meio de link enviado para o e-mail cadastrado. Em seguida, basta gerar chave de acesso e adicionar os documentos. O processo é finalizado com validação de cadastro por meio do Portal de Serviços do Denatran, com uso do certificado digital, ou pessoalmente no Detran.
Para adicionar o documento CRLV Digital não é necessário validar o cadastro. Basta informar o número do Renavam e o código de segurança do CRV (antigo DUT). Quem já tem a CNH Digital no aplicativo pode baixar o CRLV Digital, sem necessidade de ir aos postos.