
O equipamento dispõe de todos os serviços já oferecidos nas demais estações de coleta e funciona de segunda-feira a sábado (inclusive feriados), das 8h às 16h. A unidade receberá recicláveis, pneus, móveis e eletrodomésticos velhos, madeiras, entulho de pequenas construções e também óleo de cozinha.
A expectativa do Semasa é que o novo ecoponto auxilie a reduzir o depósito ilegal de lixo pela região, uma das mais afetadas da cidade com este problema. Além da nova Estação de Coleta, a autarquia mantém na região o programa Moeda Verde, que atende a comunidade do núcleo Tamarutaca, desde agosto deste ano.
Uso gratuito
As estações de coleta do Semasa são equipamentos públicos e de uso gratuito, destinadas aos moradores de Santo André. Até 2020, a expectativa da administração municipal é ampliar o número de ecopontos para 40. Os endereços e horários de funcionamento podem ser checados no site do Semasa e no app Semasa Mobile, no qual é possível verificar a estação mais próxima.

Em todos estes equipamentos a população pode depositar até 1 m³ de resíduos mensalmente, o equivalente a dez sacos de 100 litros. Para deixar os resíduos nas estações, é necessário apresentar um comprovante de residência ou transportar o material em veículo com placas de Santo André.