
Você já esteve parado numa via e o carro próximo a você começou a soltar fumaça e ferver? Muitos motivos podem ter levado o veículo a chegar a este ponto, como nível de água reduzido, problemas na válvula termostática ou quebra de alguma peça, como o ventilador elétrico.
A atenção ao painel do carro é imprescindível porque o aviso do aquecimento pode ser visualizado mesmo que não haja luzes de alerta.
Fred Andrade, da AutoZ, rede especializada em e-commerce automotivo, afirma que não se deve abrir imediatamente o reservatório da água caso o veículo ferva, já que o vapor e o líquido quente podem queimar quem tem contato com a peça. “Outro detalhe é não jogar água fria no reservatório logo em seguida do nível abaixar porque isso leva a choque térmico e pode danificar os componentes do motor do carro que ainda estão superaquecidos”, explica.
Para evitar passar por aquecimento do carro é necessário sempre realizar as manutenções de segurança. Além disso, o motorista deve ficar alerta no acréscimo de água ou fluído no reservatório com certa constância e de acordo com as orientações do manual do fabricante.
Colocar água sem a mistura de fluidos pode aumentar as chances do motor ferver. A recomendação é optar por aditivos anticongelantes, que ajudam o motor a trabalhar em temperaturas abaixo de 0°C e até 115°C. “Com a água, esses limites são apenas de 0°C a 100°C”, completa o especialista.