
Entrar na academia é uma meta que muitos procrastinam porque o processo de começar a malhar pode ser um desafio que necessita de mudança de hábito e um determinado grau de esforço. Há 18 anos na academia, a musa fitness Sue Lasmar aponta que há formas de diminuir essa dificuldade para começar.
De acordo com Sue, o primeiro passo para começar a malhar é encontrar uma modalidade que atenda os objetivos e também o tipo de exercício que a pessoa mais se identifica. Frequentar aulas experimentais, tirar um dia para conhecer o local onde será realizado o treino e entender melhor quais os prós e contras da atividade auxiliam na tomada de decisão.
Encontrada a modalidade, é necessário saber se o corpo pode arcar com aquela carga de exercício por meio de exames médicos. “Muitos costumam dispensar esse passo, mas é fundamental. Realizar um check-up pode inclusive fazer com que os resultados venham de maneira mais rápida, já que é possível verificar se há insuficiência alimentar entre outros aspectos”, explica.
Defina objetivos
Com a saúde e a modalidade de exercício escolhida, Sue aponta que é necessário traçar metas; sem as quais, a impressão de se esforçar e não obter resultados é grande. “Essas metas pequenas de emagrecer x quilos em duas semanas ou correr 10 km se transformam em motivação, pois a medida que as metas pequenas vão sendo superadas, outros resultados passam a ser cobiçados. Tudo isso respeitando o tempo do corpo”, aponta.
Alimentação com propósito
É possível ainda usar a busca por um corpo saudável para melhorar a alimentação. Desta forma, a alimentação terá uma meta bem definida e, assim, será possível se manter na dieta com mais facilidade. “Não é preciso virar a louca das calorias só porque começou a malhar, mas é importante entender que não há exercício que compense uma alimentação com excesso”, alerta.
Invista nos objetos de treino
Ter acessórios ou roupas confortáveis e que se adaptam aos exercícios também pode gerar motivação para ir nos primeiros dias de academia. “Se você gosta de música, tenha uma braçadeira para escutar suas bandas favoritas enquanto malha. Se gosta de estar sempre arrumada, tenha um conjunto no qual se sinta bonita. Essas são ferramentas que podem ajudar a se sentir confortável e feliz em um ambiente novo, assim a adaptação será mais fácil”, aponta.
Respeite seu tempo
Entrar na academia não garante resultados imediatos. É preciso entender que eles vêm de maneira gradual. “Não espere resultados milagrosos em poucas semanas ou compare a evolução do outro com a sua. Cada corpo se adapta de uma maneira diferente, o que não quer dizer que as metas não serão atingidas”, analisa Sue.