
O discurso do agora ex-secretário especial de Cultura do Governo Federal, Roberto Alvim, que remeteu a falas ditas pelo então secretário de Comunicação do regime nazista na Alemanha, Joseph Goebbles, foi alvo de diversas críticas de políticos e integrantes de movimentos culturais. Em relação ao ABC não foi diferente.
Auricchio considera que fala foi inaceitável
O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), em nota, repudiou as palavras de Alvim. “É inaceitável em tempos de amadurecimento da jovem democracia brasileira, que agentes públicos propaguem conceitos e práticas de um período sombrio da história mundial. A democracia é, fundamentalista, regime político que não aceita mais movimentos que acendam a chama do ódio, da violência e da intolerância”.
Carla Morando afirma que discurso foi cruel
“A fala do agora ex-secretário de Cultura do governo Bolsonaro, Roberto Alvim, é inaceitável e cruel. Vergonhoso ver alguém fazendo apologia ao nazismo nos dias de hoje. Um desrespeito à memória de milhões de vidas perdidas de forma covarde. Um insulto a todos que defendem a democracia e a liberdade”, disse a deputada estadual Carla Morando (PSDB).
Luiz Marinho fala em prisão para ex-secretário
Após a notícia da exoneração de Alvim, o ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT) também criticou o ex-secretário. “(A demissão) era o mínimo que Bolsonaro podia fazer! Na Alemanha, Alvim ainda poderia ser preso por sua fala”.
Thiago Auricchio aponta campanha contra o nazismo
“No Brasil de bem e democrático não há espaço para qualquer apologia ao nazismo. Não podemos tolerar discursos irresponsáveis e nocivos ao próximo. O discurso que deve reinar no País é aquele que prioriza o bem-estar social do seu povo”, disse o deputado estadual filiado ao PL.
Vicentinho fala em luta pela democracia
Reproduzindo um vídeo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), afirmou que lutará pela democracia e contra os retrocessos e ameaças contra a cultura. “Mesmo com a exoneração, pedimos medidas cabíveis para Roberto Alvim, ele deve responder na Justiça por apologia ao nazismo”.