
Para quem não irá viajar e quer folia a dica é aproveitar o Carnaval no Parque, festival que o Sesc São Caetano irá realizar de sábado até terça-feira (22 a 25), no Espaço Verde Chico Mendes, em parceria com o município. Oficinas e apresentações musicais prometem embalar os fãs da maior festa popular do País. Todas as atrações são gratuitas e abertas à população. São esperados 10 mil foliões.
Para abrir a programação, os cortejos dos dias 22, 24 e 25, sempre das 14h30 às 15h30, serão da Cia Lira dos Anjos, formada por músicos, atores, artistas plásticos e artesãos, que possuem marca registrada em multiculturalismo com cantos e danças populares brasileiras para toda a família.
Com 12 integrantes, entre instrumentistas e bailarinos, o grupo Folias e Folguedos se apresenta na segunda (24), às 16h. O artista participante, Inimar dos Reis, adianta que o show é repleto de cultura tradicional brasileira, com personagens folclóricos e cantigas de todo canto do País. “Tudo muito lúdico e interativo”, conta.
Com sede em Cotia, São Paulo, o Folias e Folguedos possui mais de 25 anos de história, que leva à população a curtir as tradições carnavalescas de todo o Brasil. “Já nos apresentamos várias vezes na região. Os shows sempre são um sucesso. Levamos para as pessoas sem acesso à cultura 15 tipos de apresentações”, diz. A apresentação também contempla cortejo dançante com bonecos que vestem figurinos tradicionais das manifestações.
Tradições
A Cia Burucutu participa com o espetáculo Brincando com o Carnaval, no sábado (22), às 16h. Em show recheado de marchas carnavalescas, os personagens interagem e se divertem com o público. “Esperamos cerca de 2,5 mil foliões por dia para curtir, com a família, uma festa cheia de tradições brasileiras”, diz a técnica em programação do Sesc, Adriana Rachman.
No domingo (23), a folia começa às 11h e vai até as 17h. Um dos destaques são as oficinas de adereços carnavalescos, como máscaras, colares havaianos, pintura facial e até poesias.
Na terça (25), das 11h às 12h, a Orquestra Interativa apresenta o Carnaval com a Poin, uma festa cheia de brincadeiras, com frevos clássicos (pernambucanos e baianos) e marchinhas alagoanas de domínio público. A cada novo tema, o público é convidado a participar da intervenção.
À tarde, a Velha Guarda Musical da Mangueira leva o samba autêntico ao palco, com apresentação do gênero em variados estilos, numa roda, show de samba clássico ou espetáculo de bateria com passistas, casal de mestre sala e porta bandeira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4223-8800.