
A forma mais fácil para os segurados acompanharem requerimentos de benefícios e outras solicitações feitas ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é pelo Meu INSS, disponível como aplicativo para celulares, e pelo site gov.br/meuinss.
O Meu INSS possibilita ao requerente se manter informado sobre cada novo passo na análise do pedido.
É possível, por exemplo, consultar resultado da perícia médica, verificar se o INSS está fazendo alguma exigência – como a apresentação de documentos complementares – e saber se o benefício solicitado foi deferido ou indeferido, além de verificar o motivo do indeferimento, se for o caso.
Pelo Meu INSS, o segurado acompanha a situação do pedido sem precisar gastar com transporte nem perder tempo com deslocamentos até as agências do INSS. Caso o requerente informe e autorize o contato por e-mail, as atualizações sobre o andamento do processo serão enviadas por esse canal. Quando é informado telefone celular, o andamento também será atualizado por SMS.
É preciso alertar: o INSS não entra em contato por WhatsApp. Os segurados devem desconfiar se receberem mensagens de pessoas tentando se passar pelo Instituto por meio desse aplicativo.