
Circula pela internet um comunicado que visa atrair pessoas para uma carreata contra a continuidade da quarentena a ser realizada neste domingo (29/03) às 14h com saída do Ginásio Poliesportivo da avenida Kennedy, no Jardim do Mar, em São Bernardo.
A realização de carreatas do tipo já aconteceu em outras regiões do país, no Rio de Janeiro, a Justiça proibiu esse tipo de manifestação contra a quarentena. Na região, a prefeitura se posicionou contrária também e o Sindicato dos Médicos considerou a ideia da carreata preocupante.
Em nota a prefeitura de São Bernardo informa que tem ciência da organização deste ato e que vai acompanhar para evitar a propagação do vírus. “A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, informa que tomou ciência do ato e que vai monitorar. Vai trabalhar pela contenção e para que se evite transtornos na cidade, bem como nas medidas para evitar a propagação do vírus”.
O presidente do Sindicato dos Médicos do ABC, José Roberto Cardoso Murisset, condenou a realização da carreata e avalia ser de grande risco a possibilidade de flexibilizar o isolamento domiciliar. “O ABC tem adotado a postura correta e esperamos que isso contribua bastante para o achatamento da curva evolutiva do vírus. Mas essa notícia de carreata eu acho preocupante, porque vai na contramão de tudo o que os especialistas do mundo e do Brasil estão pregando no momento. A China, por exemplo conseguiu o isolamento por dois meses e já está se livrando. Quem não fez pagou caro, como em Milão, onde o prefeito teve que vir a público e pedir desculpas. Eu acho a simples ideia de reduzir o isolamento uma irresponsabilidade neste momento, seriam necessárias pelo menos mais duas ou três semanas; nós conseguimos, aos trancos e barrancos manter uma semana, se conseguirmos mais duas podemos evitar o colapso nos hospitais”, analisou.