
Conforme anunciado pelo RD na última terça-feira (31/03) nos próximos dias terá início a produção de respiradores para auxílio à rede de saúde com base em pesquisas feitas pelo Instituto Mauá de Tecnologia. A fabricante de veículos Mercedes-Benz vai produzir os equipamentos em sua linha de produção em São Bernardo. O respirador é uma adaptação do Ambu (Artificial Manual Breathing Unit- ou unidade manual de respiração artificial, pela sua sigla em inglês), aquele ventilador mecânico que os médicos e socorristas operam manualmente, a um motor de limpador de para-brisa.
O engenheiro e responsável pelo FabLab da Mauá, Rodrigo Mangoni Nicola, disse ao RD na terça-feira que estava praticamente acertada a parceria com uma montadora. Ele contou que na produção do protótipo foram gastos R$ 300. “Gastamos mais em acrílico do que nas outras partes. O mecanismo é simples, usa o motor de um limpador de para-brisa, por isso as fabricantes de autopeças e as montadoras estão familiarizadas”.
Na sua nota a Mercedes-Benz diz que está em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia e profissionais de áreas médicas. “Unindo esforços, a fabricante de automóveis, vans, caminhões e ônibus da América Latina está participando junto a essas instituições, e também com o apoio de secretárias das cidades do ABC, do desenvolvimento de respiradores utilizando como matéria-prima peças da indústria automotiva. Também conhecidos como ventiladores mecânicos – eficazes e de baixo custo – os testes já foram iniciados nessa semana e a expectativa é que a sua produção comece nos próximos dias em fábricas da Mercedes-Benz e demais empresas voluntárias para suprir com urgência, a princípio, hospitais da região de São Paulo – Estado com o maior número de casos confirmados”.
Também em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia e com a Universidade de São Paulo (em São Carlos), a Mercedes-Benz está produzindo máscaras de proteção facial. “Os equipamentos já estão sendo fabricados em impressoras 3D da empresa (média de 10 por dia) e do Instituto Mauá, conforme a demanda, e serão destinados para hospitais da região do ABC. Além dos esforços para ajudar a produzir os equipamentos, a companhia, em parceria com o Banco Mercedes-Benz, está comprometida com a doação de cestas básicas e itens de higiene para comunidades carentes, além de diversos itens médicos para hospitais. Até esse momento, já foram entregues mil óculos de proteção para o Pronto Socorro Municipal de São Bernardo.
A montadora também emprestou duas vans modelo Sprinter para Prefeitura de São Bernardo transportar passageiros. “Através de todas essas iniciativas, a Mercedes-Benz do Brasil coloca à disposição suas instalações e sua força de trabalho voluntária a fim de ajudar em todas as frentes possíveis. Nosso propósito é justamente esse: trabalhar ‘Para todos que movem o mundo’. Mais do que nunca, nos comprometemos a ajudar ao próximo e superarmos juntos esse momento extremamente desafiador, tanto para o Brasil quanto para todo o mundo”, declara Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.