
As sete cidades têm montado estratégias para manter os serviços de zeladoria e ao mesmo tempo proteger a população da pandemia. Exemplo é Santo André, que priorizou as equipes na construção de hospitais de campanha contra o novo coronavírus (Covid-19) e, a partir da próxima semana, inicia a edificação do terceiro hospital, na quadra de esportes da UFABC (Universidade Federal do ABC).
Além da construção dos hospitais, as equipes de coleta de resíduos úmidos, em Santo André, intensificaram as tarefas. Já a seletiva ficou suspensa e foi transferida para apenas grandes geradoras de lixo, como condomínios, supermercados e hospitais. Na próxima segunda-feira (13), a remoção dos resíduos voltará com as atividades. A cidade também reduziu o serviço de roçagem das áreas verdes e praças Com isso, as podas e remoção de árvores são feitas em casos emergenciais.
Em São Caetano, desde 22 de março está com o programa de sanitização por toda cidade, feita por seis caminhões-pipa na limpeza com hipoclorito pelo município. Já Diadema suspendeu o serviço de capinação temporariamente e deixou disposto apenas o serviço de varrição da cidade.
No intuito de proteger os funcionários, São Bernardo, Mauá e Ribeirão Pires afastaram todos os pertencentes ao grupo de risco das atividades de zeladoria. Rio Grande da Serra e Mauá continuam com ações como manutenção das vias públicas e combate a roedores e insetos.
Ribeirão Pires, na quarta divisão do município, atuou na regularização de paralelos da rua Manoel Barros. A intervenção consiste em organizar o pavimento, melhorar o trafego de veículos e evitar a formação de novos buracos.