
A região do ABC tem o primeiro caso confirmado da Covid-19 em um policial militar. O cabo Jailton, que trabalha na sétima companhia do 6° Batalhão da Polícia Militar, no bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo, está internado em estado grave no Hospital de Clínicas da cidade. Segundo informação de colegas de farda o policial está entubado.
A informação de caso positivo do coronavírus foi confirmada pelo coronel Renato Nery Machado, comandante da PM no ABC. Segundo ele, por enquanto, esse é o único caso confirmado da doença. O oficial destacou que todos os cuidados para evitar a contaminação da tropa foram tomados. ”As orientações são as mesmas para todos que atuam em atividades essenciais: higienização constante, e quando da necessidade de contato com pessoas, como em abordagens, por exemplo, o uso de máscaras e luvas”.
Nery disse ainda que há policiais afastados por precaução. “As grávidas estão em regime de teletrabalho. Outros policiais com doenças preexistentes como pressão alta, por exemplo, têm acompanhamento e médico e, portanto, têm a saúde bem controlada, assim não há necessidade de afastamentos. Há 22 PMs que estão cumprindo o isolamento preventivo de 14 dias. Desses nenhum apresentou sintomas. O isolamento preventivo, na maioria dos casos, foi precaução porque familiares apresentaram sintomas, mas não houve qualquer confirmação até o momento”, relatou.
Sobre o caso específico do cabo Jailton, o comandante informou que a PM está dando apoio a família. “Foi feito contato com os familiares para saber se há alguma dificuldade que possamos ajudar. Aliás, estamos em constante contato com todos os policiais militares que estão no isolamento preventivo. Contato por telefone, lógico. Nossos serviços de apoio psicológico e nossa equipe de comunicação social fazem muito bem esse trabalho de amparo e apoio, além dos próprios comandantes em cada nível”, destacou Nery
O comandante também deixou uma mensagem à tropa. “A tropa dos batalhões do ABC está consciente da necessidade dos cuidados e está atendendo muito bem o que é orientado pela Diretoria de Saúde da Polícia Militar e também do nosso corpo médico. Temos na região do ABC policiais militares muito comprometidos e com uma excelente visão da importância deles nas ruas. Assim, aproveito a oportunidade para parabenizar o efetivo”, finaliza Renato Nery Machado.
Efetivo
Em nota a Secretaria de Segurança Pública, sustenta que adotou todas as medidas necessárias para garantir a proteção dos policiais civis, militares e técnico científicos acerca do Covid-19, como a aquisição e distribuição de novos equipamentos de proteção individual (EPI). “De acordo com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual da Saúde, todos os
colaboradores com suspeita ou confirmação de Covid-19 são afastados, para o devido tratamento, conforme as orientações médicas. As ações de policiamento preventivo, ostensivo, judiciário e técnico científico seguem regularmente, de acordo com os programas e escalas definidos pelas respectivas instituições. Até o momento, seguem afastados 0,5% do efetivo das três polícias do Estado.