
O Centro Universitário Saúde ABC – FMABC, em Santo André, se adaptou ao isolamento social e desenvolveu tecnologias para manter o cronograma pedagógico dos seus nove cursos da área de ciências da saúde. Com apoio do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da instituição, alunos e professores têm utilizado a plataforma educacional do Google (Google for Education) para desenvolvimento das atividades.
O ambiente virtual é protegido contra ataques de hackers, propagandas, vírus e outras interferências. A plataforma permite a realização de videoconferências com chat, ao vivo que podem ser gravadas para posterior disponibilização à comunidade acadêmica, além de oferecer espaço em nuvem com capacidade de gigabytes ilimitada.
Com acesso fácil, as ferramentas são simples de operar e atendem às demandas dos docentes para envio de materiais, que permitem o estabelecimento de atendimentos on-line imediatos ou com data marcada e realização de aulas com compartilhamento de tela. Neste formato, os alunos veem o que o professor mostra, ouvem suas explicações e esclarecem dúvidas. A plataforma também permite a criação de atividades para nota, utilização de rubricas para avaliação e fluidez nas devolutivas. Desta forma, professores e alunos trabalham de maneira colaborativa.
A escolha da plataforma e a solicitação de implantação, feitas pelo NEaD, levaram em conta a praticidade e a completude da ferramenta. As comunicações funcionam de forma síncrona, com diálogo em tempo real, e assíncrona, com mensagens gravadas e armazenadas em ambiente virtual. Professores e alunos encontram-se em atividades síncronas durante o período regular das aulas de cada disciplina. As aulas são gravadas e disponibilizadas, de modo que os alunos possam revê-las quantas vezes quiserem.
Na FMABC o processo de educação virtual é coordenado pela professora de Fisicoquímica e de Química Geral e Inorgânica do curso de Farmácia, Dra. Lucia Machado de Andrade. A docente atende às demandas da comunidade acadêmica da FMABC em busca do alinhamento do uso das ferramentas às boas práticas educacionais e pedagógicas. O NEaD possui serviço de apoio aos docentes para esclarecimento de dúvidas pelo e-mail ead@fmabc.br.
Segundo a professora, boas ferramentas tecnológicas — usadas de forma adequada pedagogicamente — também estimulam o aumento do engajamento dos estudantes com seus processos educativos. Da mesma forma, há impacto positivo na motivação dos docentes, que estabelecem práticas de ensino e de aprendizagem colaborativas. “Aprender preconiza participação ativa do aprendiz. O uso de tecnologias se alinha a esta forma de fazer educação, uma vez que acentua no indivíduo sua autonomia e seu protagonismo”, resume a docente.
Na prática
Para o vice-reitor do Centro Universitário Saúde ABC e professor titular da disciplina de Análises Clínicas do Departamento de Patologia, Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca, os novos modelos de ensino a distância têm funcionado bem. “Conseguimos manter as aulas, realizar avaliações e garantir que os alunos avancem no curso e no aprendizado das disciplinas”, considera o docente, que exemplifica citando uma prova virtual da disciplina de Hematologia Clínica, aplicada ao 5º ano de Farmácia, que, após avaliação de desempenho, percebeu que o rendimento dos alunos foi parecido com o da turma de 2019, que fez prova presencial. “Ainda estamos nos adaptando e um grande desafio é manter a concentração dos alunos nas plataformas virtuais. Acredito que muita coisa vai mudar após a pandemia”.
Médico assistente do ambulatório de Pneumologia do centro universitário, Dr. Franco Chies Martins também tem se adaptado à nova rotina de educação a distância com os alunos do 5º e 6º anos do curso de Medicina. Especialista em medicina do sono, a aula sobre apneia do sono foi administrada pelo ambiente virtual. “Conversamos com as representantes das salas e agendamos nosso horário. Enviamos previamente artigos científicos para que a turma fizesse a pré-leitura. Depois, compartilhei a tela com vídeos, áudios, chat, e houve interação. Tem sido uma experiência positiva”, avalia.