Em seu primeiro discurso após reassumir a sua cadeira na Câmara de Santo André, a vereadora Elian Santana (DEM) alegou inocência no processo do suposto esquema de fraude no INSS. Após a fala da democrata durante a sessão desta quinta-feira (4), o vereador Almir Cicote (Avante) resolveu usar o exemplo do suplente Vavá da Churrascaria (SD) para alfinetar Jorge Kina (PSDB) que chegou a pedir a cassação de seu mandato.

Por cerca de sete minutos Elian utilizou de sua fé e de frases ditas pelo ex-presidente americano John Kennedy (morto em 1963) para falar tanto de sua trajetória quanto dos momentos que passou longe do cargo após a deflagração da operação Barbour, da Polícia Federal, em dezembro de 2018.
“Reafirmo diante de Deus, que tudo vê e tudo conhece, e perante a todos que nos acompanham que não fiz e não faço parte de qualquer esquema fraudulento junto ao INSS, nunca desviei um centavo do erário público. Agradeço mais uma vez a todos que de alguma forma direta ou indireta tem me apoiado”, falou a parlamentar.
“A vocês que me atiraram pedras e que me condenaram antes mesmo do parecer da Justiça, que me xingaram, que me chacotearam a minha fé, que Deus abençoe a sua vida e que ilumine os seus caminhos”, completou.
Indireta
Durante a fala, Elian parabenizou o suplente Vavá da Churrascaria pelo trabalho feito na casa nos últimos 18 meses em que ocupou a cadeira. Tal fato acabou chamando a atenção de Almir Cicote que resolveu usar o exemplo do agora ex-colega de Legislativo, que não quis entrar na Justiça para continuar na vereança, para alfinetar Jorge Kina, um dos autores do pedido de cassação de seu mandato por ter assumido a cadeira de superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).
“Eu queria parabenizar o seu comportamento, pois ele (Vavá) teria todos os motivos para solicitar o mandato da vereadora Elian Santana, ele poderia ter feito várias articulações, mas em nenhum momento ele se pré-dispôs a conversar com os vereadores nesse sentido de ocupar e de usurpar a cadeira de vereador de Santo André mesmo sem ter sido eleito”, começou Cicote.
“Ao invés de chacotear e armar uma artimanha para ocupar a sua cadeira como outros fizeram, ele não, ele de forma ética, de forma correta, com um comportamento extraordinário ele cumpriu o seu papel e no momento em que a Justiça te (Elian) recompôs na Câmara Municipal ele teve a sobriedade de dizer que a Justiça tinha que ser cumprida”, seguiu.
“Este deveria ser o comportamento de todo o homem público, pois infelizmente nem todos pensam desta forma. Têm alguns que querem ganhar o mandato no tapetão. Querem de tudo quanto é forma e de tudo quanto é jeito retirar o mandato de um vereador sem ser eleito. Isso demonstra a questão ética do homem público”, completou.
Após a fala de Cicote não houve qualquer outra reação sobre o assunto e a sessão seguiu normalmente.