
O Governo do Estado relatou os municípios que receberam ou que receberão 977 respiradores para os seus respectivos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Na lista divulgada nesta sexta-feira (5), 65 equipamentos serão destinados para cinco das sete cidades do ABC, fator que será contabilizado para o início da flexibilização do comércio a partir da próxima semana.
São Bernardo será a principal contemplada, já recebeu 20 respiradores e receberá na próxima semana mais 10. Santo André, São Caetano e Diadema serão atendidas com 10 respiradores cada e Mauá mais cinco, todos invasivos.
Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, tal situação fará com que o ABC tenha um percentual de ocupação de UTI abaixo dos 80%, o que fará com que a região migre para a fase 2 (faixa laranja) do Plano São Paulo, assim permitindo o início de flexibilização.
Na última quarta-feira (3), o prefeito de Rio Grande da Serra e presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Gabriel Maranhão (Cidadania), relatou que o percentual de ocupação dos leitos de UTI na região era de 57%, ou seja, muito abaixo do teto estabelecido pelo Governo do Estado.
Além dos respiradores, a nova esperança dos prefeitos é a possibilidade de Diadema receber um Hospital de Campanha no segundo andar do Quarteirão da Saúde, o que permitiria a instalação de mais 100 leitos para infectados pelo covid-19. A avaliação do local será feita pela equipa da Secretaria Estadual da Saúde e por Vinholi neste sábado (6).