
Uma área pública cheia de árvores próxima ao Centro de Diadema está sendo desmatada pela prefeitura que pretende construir um prédio no local. A derrubada de árvores começou na segunda-feira (15/06) com máquinas pesadas entrando no terreno. A administração municipal informou que pretende construir naquela área um CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas). A cidade já tem outros três locais para atendimento à saúde mental.
A derrubada das árvores seguiu as exigências legais segundo explica a administração. “A Prefeitura de Diadema está realizando obra para construção do prédio que abrigará o CAPS AD, Infantil e Centro-Oeste, no local citado. Todas as licenças, fornecidas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), estão em dia. Ressaltamos que a compensação ambiental referente às supressões já foi executada”, disse em nota.
Ainda de acordo com a prefeitura, para a execução da obra, foi contratada a empresa Teto Construtora S/A, por meio de licitação pública, o valor contratado é de R$ 6.003.865,22 e o prazo para a execução é de 12 meses.
A Cetesb confirmou a informação de que há autorização para o desmatamento, mas salienta que nem todas as árvores serão removidas. “Foi emitida a autorização em 2019 para supressão de vegetação, e o Termo de Compromisso de Compensação Ambiental – TCRA, também em 2019, para a devida compensação pela supressão de vegetação e o Termo de Responsabilidade de Preservação de Área Verde para Lote para a devida preservação de área verde no terreno do CAPS. A Cetesb vem acompanhando o plantio compensatório compromissado no TCRA, sendo que o mesmo foi realizado, com apresentação do primeiro relatório de acompanhamento. Em vistoria, verificamos que as ações realizadas estavam de acordo com o relatório apresentado. Continuaremos com as ações de fiscalização pertinentes ao processo”, informou o órgão de controle ambiental do estado.