
Em São Bernardo, o Centro de Distribuição dos Correios, localizado no bairro Assunção, atrasou a entrega de mercadorias, segundo moradores, por causa de um processo de sanitização, realizado no dia 13 deste mês. Jackson Luis Santos de Jesus, morador do Jardim das Orquídeas, aguardava o recebimento de uma encomenda há cerca de dez dias, que até o momento não foi entregue. Já Cleber Campos, munícipe de Diadema, também teve atraso em seus pedidos, já que a unidade é responsável pelo encaminhamento de encomendas do local.
Devido a pandemia, uma parcela de funcionários dos Correios foi dispensada por fazer parte do grupo de risco, por isso, o processo de distribuição se encontra lento desde início do isolamento social. Jackson de Jesus conta que soube através de moradores da região que a unidade teria casos confirmados de funcionário contaminados, por isso foi lacrada. “Estou com uma mercadoria parada desde o dia três deste mês. Fui verificar e vi que ninguém da região estava recebendo”, diz.
Já Cleber Campos, técnico em informática em Diadema, teve sua encomenda retida no CEE Vila Santa Catarina, em São Paulo devido o não funcionamento da unidade de São Bernardo. “Todas as mercadorias que eram para ir para São Bernardo, para depois virem pra Diadema, estão paradas há dias nesse local em São Paulo. Comprei produtos pois trabalho com informática, não posso ficar parado”, conta. O morador também aponta que a unidade da capital não atende ligações nem ao menos retorna os clientes.
Em nota, a empresa respondeu: O Centro de Distribuição Assunção, localizado em São Bernardo, passou pelo processo de sanitização no dia 13/6. A unidade será reaberta após concluídas todas as medidas de segurança. O serviço de entrega não será afetado, pois a carga postal está sendo direcionada a outros centros operacionais.
Cabe destacar que desde o mês de março, os Correios vêm adotando sucessivas medidas de proteção à saúde de seus empregados, clientes e fornecedores, em função da pandemia do novo Coronavírus. Além de intensificar as orientações ao efetivo quanto aos cuidados básicos de higiene e procedimentos de limpeza dos ambientes e equipamentos, todos os empregados dos Correios têm acesso a álcool em gel e máscaras laváveis. Foram instalados, ainda, painéis de acrílico em mais de 5 mil guichês de atendimento e também está sendo providenciada a vacinação contra gripe para todo o efetivo. Assim, a estatal tem garantido a prestação dos serviços postais, considerados essenciais pelo Decreto nº 10.282/2020 da Presidência da República.
Os Correios estão acompanhando a situação de saúde dos seus empregados, prestando o apoio necessário e, também, atuando para garantir o bom funcionamento das atividades operacionais. As orientações da empresa relacionadas a casos suspeitos de covid-19 permanecem válidas, segundo as orientações sanitárias. A empresa tem realizado ações de sanitização nas unidades e encaminhado os empregados a exames.
Diante desse cenário, assim como todos as empresas que estão realizando atendimento presencial ao público, os Correios também estão promovendo adequações nos serviços para garantir o funcionamento e o acesso aos serviços postais.
Em São Bernardo, há 10 agências disponíveis para atendimento ao público: AGF Senador Vergueiro (av. Senador Vergueiro, 4786, Rudge Ramos), ACC Vila Pauliceia (R. MMDC, 770, vila Pauliceia), AGF Praça dos Expedicionários (Praça dos Expedicionários, 73), AGF Praça Piraporinha (Praça Piraporinha, 1987), AGF Kennedy (av. Kennedy, 84) e AC São Bernardo (av. Brigadeiro Faria Lima, 845), AGF Brigadeiro Faria Lima (av. Brigadeiro Faria Lima, 2423), AC Assunção (r. Cristiano Angeli, 1263), AGF Praça da Bíblia (av. do Taboão, 4094) e AGF Planalto (av. Álvaro Guimarães, 592).
Além dos serviços normalmente oferecidos, como postagem de cartas e encomendas e registro de CPF, também é possível realizar o cadastro para o Auxílio Emergencial.
Os Correios permanecem trabalhando para viabilizar, com segurança, a continuidade de suas atividades e segue à disposição pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades), ou pelo Fale Conosco, no site www.correios.com.br.