
O serviço de lavagem de ruas e locais de grande movimento segue sendo realizado diariamente em Santo André, mesmo após a flexibilização da quarentena para alguns setores. As equipes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) têm atuado nas ações, que colaboram para a prevenção do novo coronavírus.
O serviço, iniciado em março, chega ao quarto mês, e já contabiliza quase três milhões de litros de água de reuso e cloro, utilizados para limpeza dos locais. Para escolha das áreas e ruas que receberão a lavagem, o Semasa utiliza as informações da Secretaria de Saúde, como o mapa de calor, que mostra o número de contágios por bairro. Além disso, os hospitais de campanha recebem lavagem três vezes por semana, bem como todos os demais centros clínicos de saúde do município. A unidade do restaurante Bom Prato e do Centro POP (Casa Amarela) recebem atenção diária.
Todas as semanas, a equipe da autarquia estabelece um cronograma para atender os principais pontos de Santo André. Vias de comércio, como o corredor da rua Coronel Oliveira Lima, avenida Industrial, avenida Adriático, avenida Dom Pedro I, rua Carijós, avenida das Nações e avenida Martim Francisco são programadas para lavagem aos finais de semana.
O Semasa também atende pedidos que chegam pelos canais digitais do município, além de já ter realizado lavagem em dezenas de praças, delegacias, no Centro de Detenção Provisória, terminais e pontos de ônibus, cemitérios, na Vila de Paranapiacaba e em núcleos habitacionais.