
Na volta dos trabalhos em plenário, a Câmara de São Bernardo aprovou nesta quarta-feira (5/8), o requerimento do vereador Bispo João Batista (Republicanos) para que seja instituída a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da OAS, que visa investigar todas as obras da empreiteira na cidade, principalmente no período da gestão do ex-prefeito e pré-candidato ao mesmo posto, Luiz Marinho (PT). Agora o grupo marcará as primeiras reuniões para definir o seu secretário e o relator, e as primeiras ações na investigação na Casa.
Proposta de Batista era vista como carta contra Marinho
A CPI da OAS estava protocolada no Legislativo de São Bernardo desde o ano passado, mas ainda não seguia para os trabalhos devido a limitação no número de comissões que podem ocorrer ao mesmo tempo (duas). Porém, internamente a investigação sempre foi tratada como um fato para incomodar Marinho. O mesmo aconteceria caso a CPI da Saúde fosse feita na Câmara, o que poderia incomodar o prefeito Orlando Morando (PSDB), porém, esse requerimento pedido pelos vereadores Julinho Fuzari (DEM) e Rafael Demarchi (PSL) nunca entrou em votação.
São Bernardo também terá CPI da Transpetro
Outro motivo para a CPI da Saúde não vingar é que também foi aprovada nesta quarta-feira, o pedido do vereador Josias Paz, o Gordo da Adega (Republicanos) para a instauração de uma comissão para apurar a atuação da Petrobras Transporte S/A – TRANSPETRO no município, principalmente ao que se alega como falta de manutenção. Com as duas CPIs instauradas, nenhuma outra poderá começar ainda neste ano.
Aliança pelo Brasil retira apoio para Thiago Tortorello
O grupo político Aliança pelo Brasil resolveu retirar o seu apoio ao pré-candidato a prefeito de São Caetano, Thiago Tortorello (PRTB). O anúncio foi feito na última terça-feira (4/5), por meio de nota oficial. Segundo os seus coordenadores, houve divergências com pré-prefeiturável. O grupo (que oficialmente não é um partido) pretende manter o apoio para pré-candidatos a vereador que estão filiados ao PRTB, porém, sem apoio para Thiago que com a decisão perdeu o pré-candidato a vice, José Melatti.