
A Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André, abre nesta sexta-feira (14/8) a exposição virtual de Escrita de Rua, projeto realizado por quatro artistas da cidade, que traz diferentes formas de inserir o segmento de arte na sociedade. Em entrevista ao RDtv, a coordenadora do espaço, Soninha Varuzza, fala sobre o projeto e como ele ajudou o espaço cultural.
“Em 2019 começamos a conversar com esses jovens que fazem a escrita de rua, com o intuito de preservar a Casa da Palavra. E depois convidamos esses artistas para dialogar e entender a forma que eles utilizam para se expressar e a resposta foi melhor do que esperávamos”, disse a coordenadora, que atualmente conversa com mais de 200 pessoas sobre a arte de rua.
Por conta da pandemia, o contato com os artistas passou a ser virtual e Soninha comentou que a Casa está há 120 dias sem pichações o que se deve ao fato de manter o contato e espaço para os artistas. “Eles entenderam e sabem como é difícil trabalhar com o poder público e o equipamento é tombado e perde com isso, mas acabou evoluindo. Abrimos ontem uma outra exposição de vários lugares que não são patrimônio”, comenta.
Retorno
Já pensando no retorno da Casa da Palavra, que ainda não tem data definida, Soninha ressalta que a programação já está elaborada e que uma exposição que era para ter ocorrido em abril, Casa Andreense, será realizada em 2021, quando o equipamento vai completar 30 anos de atividade.
“Eu herdei cerca de 12 moveis e objetos de 1920, quando o local foi construído, e resolvi fazer uma grande exposição para mostrar como era a casa nessa época, mas por conta da pandemia não conseguimos realizar, e se tudo der certo no próximo ano vamos fazer”, explica a coordenadora.
As atividades do espaço continuam de forma virtual e a coordenadora garante que quando reabrir a Casa voltará mais forte. “Acho que essa pandemia trouxe um senso de irmandade e sinto que estamos mais próximos dos artistas da cidade, aqui é um terreno muito forte de arte, entrei em contato com artistas que não conhecia”, completa.