
São Bernardo abriu, na manhã desta sexta-feira (14/08), trecho da avenida Engenheiro Otávio Manente que liga o bairro do Jordanopolis ao Corredor ABD. Esta intervenção está inserida nas obras de canalização do Ribeirão dos Couros, com previsão de término em dezembro deste ano. O prefeito Orlando Morando esteve no local e fez a liberação da via, acompanhado do secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.
Os moradores da região poderão acessar a avenida Engenheiro Otávio Manente, pelas ruas Alfredo Angelini e Oswald de Andrade. A via liberada hoje liga o bairro ao Corredor ABD. O trecho no sentido inverso será finalizado em 30 dias. Além da pavimentação, serão entregues nova iluminação pública, sinalização viária e paisagismo.
O projeto de canalização do Ribeirão dos Couros compreende 2.050 metros entre o Corredor ABD até a avenida Piraporinha. As obras têm investimento de R$ 34 milhões, com recursos da Prefeitura e da União. A canalização será feita em modelo de gabião aberto, similar ao que foi empregado no Córrego Saracantan, na Avenida Pery Ronchetti, no Centro.
O prefeito Orlando Morando anunciou a construção de um novo sistema viário, que irá transformar o bairro do Jordanópolis. O projeto concluirá a ligação da avenida Piraporinha à avenida Lions com a construção de dois viadutos com cerca de 400 metros de extensão cada que ligará, em desnível, o Corredor ABD e a avenida Lions, em frente ao Hipermercado Extra, passando sobre a avenida 31 de março.
Dentro deste projeto está prevista a revitalização do pavimento do Corredor ABD, entre as avenidas 31 de Março e Engenheiro Otávio Manente; a construção de novos pontilhões na Avenida São Paulo, ao acesso ao Piscinão do DAEE e na confluência dos Ribeirões do Couro e Curral Grande. Haverá a reconstrução de um acesso no sentido inverso. No total, serão executados mais de 6,3 Km de pavimentação entre o Corredor ABD e Avenida Piraporinha. Além de melhorar o tráfego no bairro Jordanópolis, o empreendimento também desafogará Km 14 e 18 da Via Anchieta. Serão investidos R$ 114 milhões e está em fase final de licitação.
O bairro Jordanópolis tem sido beneficiado com inúmeras intervenções feitas pela Prefeitura, como a canalização do Córrego Pindorama, entregue em janeiro deste ano, o início da implantação do coletor-tronco na bacia do Ribeirão dos Couros (CT Couros), que está sendo executada pela Sabesp, bem como o recapeamento asfáltico de 41 ruas do bairro e a recuperação da Praça Domingos Vanzella. A instalação do CT Couros faz parte da terceira fase do programa Pró-Billings, que, quando concluído, irá reduzir em 700 m³ o volume de dejetos despejados mensalmente na represa Billings.