O Fusca amarelo ano 1972 da dona Sueli Moreira Coltro, de 74 anos, foi furtado da residência dela, na Vila Floresta, em Santo André, na madrugada de quarta-feira (19/08). Um casal flagrado por câmeras de monitoramento de casas vizinhas é o suspeito de subtrair o Volkswagen que era o único meio de locomoção da família. Dona Sueli, por conta de uma trombose teve a perna esquerda amputada há três anos, a filha Carina, de 44 anos, tem problemas mentais, a outra filha Elizangela Coltro é que cuida das duas e dirigia o automóvel para consultas médicas, exames, compra de medicamentos e despesas da casa.
Na madrugada do crime, câmeras das casas vizinhas gravaram um casal passando várias vezes pela rua, sob chuva e por volta das 3h da manhã. O homem e a mulher de boné e touca caminham juntos como namorados e passam diversas vezes pela rua. As imagens não mostram o momento em que o portão da casa é arrombado, mas mostram o veículo descendo a rua com o motor desligado e a mulher embarcando do lado do passageiro, no quarteirão seguinte o carro é ligado e os criminosos fogem. Como chovia muito naquela noite e os moradores nada ouviram e o furto só foi descoberto ao amanhecer.
Elizangela conta que, se não bastasse o furto do Fusca, a família quase foi vítima de golpistas que viram nas redes sociais o informe sobre o furto e ligaram para ela dizendo que estavam com o carro e que queriam R$ 1500 ou o veículo seria retalhado. Elizangela então passou a pedir fotos e detalhes do carro, o que os golpistas não tinham e a farsa foi descoberta.

Dona Sueli, gravou um vídeo em que fala do seu “fusquinha”, carro que foi comprado zero quilômetro em 1972, pelo esposo dela que faleceu em 1984. A família passa por dificuldades pois Elizangela parou de trabalhar, para cuidar da avó, que faleceu dia 21/07, da mãe e da irmã. A única renda é uma pensão de R$ 1.400. “O carro era para ir ao médico, ir na farmácia, fazer compras, mesmo assim para colocar gasolina e trocar o óleo era uma luta danada”, conta a filha. Sensibilizados pelo caso, que ganhou as redes sociais, vizinhos levaram cestas básicas para a família.
Casos como o da família Coltro não são raros. Outros veículos antigos, a maioria Fuscas com 30 ou mais anos de fabricação já foram furtados de garagens na Capital e Grande São Pualo, sempre da mesma forma, por um casal que age de madrugada, arrombam portões, retiram o carro empurrando e só acionam o motor quando já estão distantes do local”, diversos registros de furtos já foram feitos por câmeras de vigilância.
Elizangela ainda tem esperanças de recuperar o carro e continua divulgado o caso em redes sociais. “Eu acredito que com a divulgação eles acabem desistindo de ficar com o carro, abandonem em algum lugar e as pessoas reconheçam e avisem a polícia”, diz esperançosa.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública falou sobre os roubos e furtos de veículos naquela região, mas não revelou se há pistas do casal suspeito do crime. “As polícias Militar e Civil atuam diuturnamente em todo o Estado visando combater todas as modalidades criminosas, incluindo o roubo e furto de veículos e desmanches irregulares de automóveis. De janeiro a junho de 2020, em comparação aos mesmos meses do ano passado, houve redução de 46,25% dos roubos de veículo e 47,21% dos furtos de veículo no 1º DP de Santo André, responsável pela área dos fatos. Em igual período, 23 veículos foram recuperados. O caso mencionado pela reportagem é investigado pelo 1º DP do município. A equipe da unidade realiza diligências para recuperar o veículo e identificar e prender o autor”.
Quem tiver informações sobre o Fusca amarelo de placas CZO 5140 pode informar a polícia através do 190. Não é preciso se identificar. A família também está fazendo uma vakinha virtual para ajudar nas despesas da casa. Quem quiser contribuir pode fazer através do link: http://vaka.me/1311961 .