
Santo André, São Bernardo e São Caetano autorizaram o funcionamento de estabelecimentos comerciais pelo período de oito horas, após atualização das regras de reabertura econômica previstas no Plano São Paulo, do Governo do Estado. A flexibilização foi ampliada para os municípios que já estavam, há pelo menos quatro semanas, na fase amarela.
A primeira cidade a anunciar a novidade foi Santo André, na última sexta-feira (21/08). Estão autorizados a funcionar por oito horas: escritórios de prestação de serviços, imobiliárias, concessionárias e revendedoras de veículos, comércio de rua, galerias comerciais e mini shoppings, além de salões de beleza e barbearias.
Em São Caetano a autorização ocorreu no sábado (22/08), com o decreto nº 11.586, que além de possibilitar horário de abertura maior de shoppings, bares, restaurantes e demais estabelecimento, inclui também protocolos e procedimentos para retomada das atividades dos estúdios e escolas de dança, aulas presenciais práticas e laboratoriais em cursos de ensino superior, técnicos, bem como as aulas de autoescola, Centros de Formação de Condutores – CFC e dos cursos livres não regulados pela educação formal.
A partir de terça-feira (25/08), São Bernardo irá ampliar o horário de funcionamento dos comércios, shoppings centers e demais atividades similares, além disso os empresários poderão optar pela jornada de trabalho continua, de oito horas interruptas ou fracionadas.