
Diadema abriu cadastramento para que trabalhadores de cultura e espaços culturais do município tenham acesso ao auxílio da Lei Aldir Blanc. Os interessados devem entrar no link diadema.sp.gov.br/parcerias e fazer os preenchimentos dos formulários.
A Lei Aldir Blanc é uma renda emergencial de R$ 3 bilhões, criada pelo governo federal para socorrer profissionais da área cultural do País, que tiveram que paralisar suas atividades em razão da pandemia. Diadema receberá R$ 2,622 milhões, benefício que deverá chegar para mais de 500 trabalhadores que atuam na produção cultural local.
Para o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Elvis de Albuquerque Tavares, a Lei Aldir Blanc é de extrema importância . “Acompanhamos o trabalho para que Diadema receba o benefício da Lei Aldir Blanc e, inclusive, fizemos quatro encontros com as sete câmaras setoriais, do segmento de cultura da cidade, para entender melhor a lei.
Efetivar o recebimento do auxílio emergencial é necessário para a categoria dos artistas, técnicos e espaços de cultura que atuam nessa área”, disse. Sobre o cadastramento municipal em andamento, Tavares afirma que, além dele garantir e ampliar o recebimento do auxílio governamental, também revelará o número real de artistas que Diadema tem.
Em continuidade com as etapas da aplicação da Lei Aldir Blanc em Diadema, a Secretaria Municipal de Cultura elabora, em conjunto com o Conselho Municipal de Cultura, os editais: Espaços de Cultura e Ações de Fomentos, que serão lançados brevemente.