
Após semanas de negociação, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, juntamente com os demais sindicatos que representam os trabalhadores das plantas de Taubaté, São Carlos e São José dos Pinhais da Volkswagen, chegaram a uma proposta de acordo que, entre outros itens, inclui a garantia de emprego por cinco anos.
A proposta foi divulgada nesta sexta-feira (11) para os metalúrgicos e será apreciada pelos trabalhadores. Na planta da Anchieta, o acordo será votado em assembleia presencial, na terça-feira (15/09), às 14h, no pátio da fábrica.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e trabalhador na Volks, Wagner Santana, avalia que, diante do cenário econômico atual e o apresentado pela empresa, a garantia de estabilidade por um período longo é positiva. Ele reforça, no entanto, que caberá ao trabalhador avaliar e decidir se o conjunto da proposta é do seu interesse. “A proposta garante o emprego e tem suas condicionantes e seus custos, diante do cenário atual. Esperamos uma presença maciça dos companheiros, inclusive dos que estão afastados, em layoff, home office ou férias, para que possam votar e decidir”.
A proposta inclui a abertura de PDV (Plano de Demissão Voluntária) no qual o trabalhador (horista direto ou indireto via receber 20 salários adicionais à tabela base (período de inscrição a ser definido). Após transcorrido o período de inscrição, será definido um segundo período com PDV de 10 salários adicionais à tabela base. As mesmas condições valem para trabalhadores indiretos e mensalistas.
Além de alterações nos reajustes da data base nos cinco anos. Os trabalhadores vão receber um valor fixo do PLR este ano de R$ 12,8 mil sendo reajustado pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). A proposta considera ainda que se o limite de 580 mil unidades produzidas for ultrapassado o PLR poderá ser renegociado.
A proposta assegura ainda a possibilidade do compartilhamento de um modelo da planta Anchieta, sem a necessidade de sua produção estar utilizando a sua capacidade máxima. O volume de produção compartilhado da planta Anchieta não será menor do que o volume de produção da planta Taubaté. Durante o compartilhamento, será garantida a produção em dois turnos na Anchieta. Em havendo aumento de volume, este acarretará o retorno do terceiro turno na planta. O acordo garante a exclusividade na planta Anchieta da produção da Saveiro e de seu sucessor, quando confirmado.