
O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, destituiu o deputado estadual Campos Machado da presidência estadual do partido em São Paulo. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira (28/9), por meio de ofício enviado diretamente ao parlamentar. Com essa decisão, a legenda passará a contar com uma comissão provisória em seu comando.
A princípio foi utilizado o artigo 95, alínea “d” do estatuto da legenda que diz que os diretórios podem ser dissolvidos “quando não haja elegido deputado federal e ou não tiver alcançado o percentual estabelecido pela Comissão Executiva Nacional, observando o mínimo estabelecido em lei, na legenda de deputados federais do partido, hipóteses em que passará a ser composto por comissão provisória”.
Apesar de não constar oficialmente no documento enviado à direção paulista, existia uma divergência de posturas em relação a eleição municipal. Jefferson havia definido em julho que a legenda não faria qualquer coligação com partidos do campo da esquerda e também com o PSDB e DEM, legendas consideradas pelo petebista como “oposição” ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido).
No caso do ABC, os petebistas coligaram com os petistas em duas cidades: Mauá e São Bernardo, sendo que no caso são bernardense indicou a vice da chapa de Luiz Marinho (PT), Ana Lupino (PTB). Inclusive a advogada iniciou a campanha eleitoral junto ao ex-prefeito. O corpo jurídico do PT tenta impedir o fim da aliança.
Com o PSDB são outros dois casos, em Santo André (Paulo Serra e Luiz Zacarias) e em Ribeirão Pires (Kiko Teixeira e Gabriel Roncon), porém, diferente dos casos petistas não houve resolução oficial que acabasse com as parcerias com os tucanos.
Roberto Jefferson já havia feito o mesmo movimento com o diretório baiano do PTB por apoio à esquerda na disputa pela Prefeitura de Salvador, porém, uma decisão judicial manteve a chapa, fato que virou trunfo para os advogados petistas em São Bernardo.
Em nota Campos Machado afirma que “a alteração no PTB de São Paulo é estatutária e ocorre em razão de o partido não eleger deputados federais no Estado, nas eleições de 2018. No entanto sigo, normalmente, como presidente estadual do PTB, e modificam-se apenas alguns membros da Executiva Estadual, que, agora, passa a contar também com os deputados estaduais Roque Barbieri e Douglas Garcia”.
(Informações: Leandro Amaral)