
Após as polêmicas com diretórios municipais a Executiva Nacional do PTB referendou nesta quarta-feira (30/9), em reunião virtual, a decisão de proibir as coligações da legenda com os partidos de esquerda, o PSDB e DEM (estes dois últimos também considerados de esquerda pela legenda). Decisão atinge quatro candidaturas no ABC.
“Essa diretriz, que havia sido discutida em reunião anterior da Executiva, foi objeto de duas resoluções assinadas pelo presidente, que proibiram as coligações do PTB com PT, PCdoB, PSOL, PSTU, Rede, PCB, PCO, DEM e PSDB”, explica o partido em nota divulgada em seu site oficial.
Também foi aprovado o cancelamento de todas as convenções partidárias feitas e que aprovaram a parceria com os partidos da lista dos não aprovados pela Executiva Nacional comandada pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson que nos últimos meses virou aliado de última hora do governo de Jair Bolsonaro (sem partido).
A postura mais conservadora também fez com que o partido adotasse um novo nome para seu grupo de juventude que deixa de lado a nomenclatura Movimento Juventude Trabalhista (MJT) e passa a se chamar Movimento Juventude Cristã Trabalhadora (MJCT).
A decisão atinge diretamente quatro candidaturas da região. Em São Bernardo, Luiz Marinho (PT) tem como vice a advogada Ana Lupino (PTB). A princípio o petista segue normalmente a sua campanha com a presença da petebista e seu departamento jurídico tenta encontrar alguma forma de manter a aliança na cidade.
Em Mauá, o PTB resolveu apoiar a candidatura de Marcelo Oliveira (PT) a prefeito, porém, assim como em São Bernardo a coligação foi oficialmente cancelada, porém, nos dois casos não houve alteração no sistema de Divulgação de Candidaturas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). No caso mauaense a ata petebista foi alterada no mesmo dia da resolução que acabou com a parceria e Oliveira não colocou em seu material de campanha o apoio do PTB.
Também são atingidas as campanhas de reeleição em Santo André, onde o atual prefeito Paulo Serra (PSDB) tem com vice Luiz Zacarias (PTB) e em Ribeirão Pires onde Kiko Teixeira (PSDB) manteve sua aliança com Gabriel Roncon (PTB). Porém nestes dois casos não houve movimentação oficial para cancelar as parcerias.