
Quem tem mais de 60 anos e precisa utilizar o transporte público deve ficar atento à emissão do Cartão do Idoso, que isenta a tarifa do transporte municipal, e por conta da pandemia do novo coronavírus havia sido suspensa, mas já voltou a ser realizada na região com agendamento prévio.
Em Santo André, a emissão do cartão segue presencial, mas com agendamento prévio pelo telefone: 4433-7569. Neste ano, mais de 2 mil cartões foram emitidos e, desde março, é possível realizar a emissão dos cartões online, pelo link:http://www3.santoandre.sp.gov.br/portaldotransito/index.php?option=com_content&view=article&id=39:cartao-nacional-do-idoso-defis&catid=8:campanha-publicitaria&Itemid=26. Os usuários que não têm acesso à internet devem entrar em contato pelo telefone, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30 para agendamento de atendimento presencial.
Em Ribeirão Pires, não a emissão online e os moradores devem solicitar o benefício na sede da Secretaria de Transportes e Trânsito, na Rua João Duarte, 56 – Jardim Pastoril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Já para o transporte interestadual é necessário estar inserido no CadÚnico e solicitar em uma unidade do Cras, das 8h às 17h, ou no Posto Atende Fácil, das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.
Mais de 3 mil cartões foram emitidos durante a pandemia em São Bernardo, que seguem sendo realizados de forma presencial na rodoviária João Setti, na rua Domingos João Balotin, nº 80, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h, no Terminal urbano Teresa Suster (Riacho Grande), de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h e aos finais de semana e feriados das 7h às 21h e no Terminal Grande Alvarenga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 14h às 17h.
A Prefeitura de Mauá informou que a emissão do beneficio ocorre com horário marcado para evitar aglomeração, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Ainda salientou que a emissão dos cartões em meses normais era por volta de 1500, na pandemia o número reduziu para 600.
São Caetano, Diadema e Rio Grande da Serra não informaram sobre o cartão do idoso até o fechamento desta matéria.