
Diadema entregou na tarde desta segunda-feira (5/10), o Estúdio Livre, iniciativa municipal para ajudar artistas da cidade a divulgarem os seus trabalhos nas plataformas digitais. Em tempo de pandemia as atividades dos trabalhadores da cultura foram as primeiras a serem paralisadas e muitos deles estão com dificuldades em mostrar suas produções.
O Estúdio Livre foi montado no CEU das Artes e seu funcionamento imediato possibilitará a gravação de clipes, shows musicais, contação de histórias, apresentações de teatro e dança, números circenses e vídeoaulas, entre outros.
A utilização do estúdio é gratuita e será oferecida toda infraestrutura para realização das gravações. Ao final de cada trabalho o artista receberá, em cd, o conteúdo produzido, e assim poderá dar visibilidade ao seu talento.
Para o prefeito Lauro Michels o estúdio vem em um momento importante para a classe artística local. “Temos muitos talentos em nossa cidade que precisam divulgar o que fazem. O estudo veio para auxiliar esse setor cultural que foi muito prejudicado com a covid-19”, afirmou.
A Secretária de Cultura, Valquíria Pessoa, disse que Estúdio Livre foi pensado como uma ferramenta de difusão cultural e a que a percepção que sua pasta tem é que são poucos os artistas do município que possuem recursos financeiros para registrarem os seus trabalhos. “Diante dessa situação disponibilizamos o estúdio, com todos os seus recursos de produções, para que os artistas de Diadema possam fazer trabalhos digitais próprios e enviá-los para os mais variados canais de divulgação”, concluiu.
Para o tecladista Paulo Camurça que esteve na entrega do Estúdio Livre, a inciativa veio em boa hora. “Estamos todos com dificuldades de trabalho e ter um clipe novo ou um outro material que possa divulgar o que fazemos é fundamental. Eu vou me inscrever porque quero gravar um clipe. Vi que o estúdio tem aparelhagem adequada e isso ajuda muito na qualidade da produção”, disse.
A cantora Fábia Rodrigues também vai utilizar o estúdio para gravar conteúdos que ajudam mostrar o seu trabalho. “Vivo da música há mais de 20 anos e essa iniciativa é muito importante para nós artistas. Diadema tem muito músicos independentes e a iniciativa vem atender uma demanda da nossa classe. Gravar conteúdos digitais é caro e não são todos os artistas que têm recursos para isso”, revelou a cantora que pretende produzir um teaser (vídeo curto) ou uma live no novo estúdio.
Para implantar o ateliê de gravação no CEU das Artes a Secretaria de Cultura utilizou de equipamentos que já tinha como reserva para realização de oficinas na área de vídeo. Outra parte foi alugada com recursos da própria secretaria.
A utilização do estúdio será mediante agendamento prévio pelo e-mail estudiolivrediadema@gmail.com, mas antes o interessado deve atualizar dados por meio do link http://www.diadema.sp.gov.br/parcerias/26043-cadastramento. Os que se inscreverem passarão por uma curadoria e em contrapartida a Prefeitura poderá utilizar o material gravado para difusão e divulgação dos artistas, sem finalidade comercial.
É vetado o uso do estúdio para o registro de conteúdo político-partidário, discurso de ódio ou outras finalidades que não tenham caráter artístico-cultural. Na entrada do espaço serão adotados os protocolos sanitários vigentes e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), como uso da máscara facial, e somente será permitida a presença de até quatro integrantes por artistas. Será feita, ainda, a medição da temperatura e para todos que acessaram o local será disponibilizado álcool gel 70% .