
Após sofrer um capotamento no cruzamento entre as avenidas Lions e Lauro Gomes, em São Bernardo, em 2018, o técnico de montagem, Roberto Ângelo, de 34 anos, passou a observar o movimento no trecho e notou que os acidentes no local são constantes. Depois do ocorrido, o morador presenciou mais quatro ocorrências no mesmo lugar, segundo ele, causadas pela falta de sinalização e respeito por parte dos motoristas.
Ângelo conta que o acidente em que foi vítima, há dois anos atrás, foi causado por outro condutor que avançou o semáforo e colidiu com a traseira do seu carro. Apesar de não haver feridos, o ocorrido gerou prejuízo de quase R$ 10 mil para o técnico, que ia para o trabalho no momento do episódio. “A falta de câmeras e testemunhas fizeram com que eu arcasse com o prejuízo financeiro. A partir daí, comecei a ficar atento na região e notei que é comum acidentes como esse”, diz.
Cinco meses após o acontecimento, o munícipe afirma que presenciou mais uma ocorrência, também com capotamento de veículo. De lá pra cá, nos último dois anos, ele registrou outros três episódios na mesma altura da avenida, com atropelamento e colisões. “Estamos há mais de um mês sem farol neste local. É um descaso com os moradores. Esses são só o que foram presenciados por mim, imagina quantos já não ocorreram”, conta.
Questionada, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Transportes e Vias Públicas, informou que firmou parceria com a empresa Trânsito Certo para que seja instalado, ainda em caráter experimental e sem custos ao município, um sistema semafórico solar fixo, uma vez que os problemas de sinalização no local são resultado dos constantes furtos de cabos de energia que alimentam os semáforos.
A nova tecnologia será implantada no cruzamento nesta quarta-feira (21/10) para início do período de testes. É importante ressaltar que a sinalização horizontal e vertical está regular no local.