
Parte dos cinemas reabrem nesta quinta-feira (22/10) no ABC, após sete meses sem receber o público. Nem todas as salas estarão abertas e entre as que vão receber público há um rigoroso procedimento para garantir o distanciamento social e a higienização das poltronas a cada exibição. O médico pneumologista e professor da Faculdade de Medicina do ABC, Elie Fiss, disse que é preciso ter cuidado pois a sensação de segurança que pode ocorrer na retomada das atividades não pode levar ao relaxamento quanto às medidas de segurança.
“A volta dos cinemas eu avalio que é um processo natural da reabertura, pois estamos na fase verde, mas avalio que no caso são necessários protocolos redobrados. As internações por covid-19 vinham caindo, mas nos últimos dias atendi mais pacientes, é preciso observar o que está acontecendo na Europa, a Itália por exemplo, teve recorde de casos. No caso dos cinemas que é um ambiente fechado, porém bem grande, tem que ser observado o distanciamento maior”, analisa o médico.
Elie Fiss chama atenção para os cuidados que o estabelecimento tem que ter e também com as medidas que devem ser adotadas pelos frequentadores. “Fazendo tudo certo temos uma segurança maior, ou seja, dá para abrir com segurança desde que observados os cuidados coletivos e individuais. Não podemos achar que essa sensação de segurança nos leve ao relaxamento e as pessoas voltem a se aglomerar”, analisa.
Redes
A rede de cinemas Playarte, que tem salas no Shopping Metrópole adotou também os tapetes sanitizantes Kapazi na entrada do cinema além de disponibilizar também o álcool em gel em pontos estratégicos. Todas as poltronas serão também higienizadas após cada sessão, que por isso terão um intervalo maior. No Metrópole também haverá redução de público nas salas com limitação de 60% e apenas as pessoas que comprarem ingressos juntos poderão sentar lado a lado. Em nota, o shopping informou que os funcionários farão vistorias constantes para evitar qualquer tipo de ação que viole as normas de segurança e distanciamento.
A direção do Metrópole informa que aos poucos, conforme a região foi avançando no Plano São Paulo – hoje está na fase verde –, o movimento foi melhorando o que justifica a abertura das salas de exibição de filmes seguindo os protocolos de segurança sanitária. “O movimento no Shopping Metrópole está dentro das expectativas e foi aumentando a partir das ampliações do horário de funcionamento das operações. A abertura da praça de alimentação contribuiu bastante para trazer fluxo de pessoas para o shopping e acreditamos que o retorno dos cinemas também vai atrair mais visitantes”, informou.
Os cinemas Playarte também vai abrir no Shopping ABC, mas em Diadema, no Shopping Praça da Moça, ainda não há previsão para o funcionamento, pois a prefeitura precisa autorizar. O único shopping com cinemas do grupo Cinépolis no ABC é o São Bernardo Plaza, que tem oito salas de projeção também sem data para reabertura.
A rede Cinemark vai abrir as salas no Grand Plaza, em Santo André, e no ParkShopping São Caetano. A rede garante segurança e firmou parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein. “Os protocolos de segurança foram desenvolvidos por um grupo de infectologistas que visitou salas da rede para acompanhar o percurso que será feito por clientes e funcionários. Entre os protocolos está a medição de temperatura de todos que ingressarem nas salas, quando ela ainda não tiver sido aferida na entrada do centro de compras”, informou em nota a assessoria de imprensa do Parkshopping.
Para garantir o distanciamento entre as pessoas barreiras físicas, como o impedimento de uso de algumas cadeiras, foram adotadas para garantir a ocupação máxima de 60% da capacidade da sala. A rede Cinemark também informa que haverá álcool gel 70% a disposição e limpeza nas salas e banheiros será mais frequente. A rede garante também que as principais áreas de contato de todas as poltronas serão higienizadas manualmente nos intervalos entre cada sessão.
Os ingressos serão comprados pela internet para evitar aglomerações, comprados pelo aplicativo da rede ou escaneando o QR Code diretamente nas comunicações do cinema. Aqueles que comprarem entradas e combos pelo celular, diretamente no cinema, não terão custo extra. Também haverá um atendimento para venda nos locais com apenas um caixa para pagamento em dinheiro. Os itens de bomboniere também poderão ser adquiridos pelo aplicativo e no caixa. A máscara também será obrigatória dentro das salas. Na programação, além das estreias, o público poderá assistir ao Festival de Volta Para o Cinema.
Os shoppings Atrium e Golden Square também têm salas de cinema da rede Cinemark, mas ainda não há previsão para reabertura. O mesmo ocorre para as salas do Extra Anchieta.