
Em Ribeirão Pires, usuários do transporte público municipal reclamam da demora para normalização das frotas dos coletivos. Desde março, quando houve redução devido a pandemia, quem utiliza as linhas da empresa Rigras tem de esperar de 1h10 a 2h pelo transporte. Além de aglomeração, a situação causa revolta nos passageiros, que, cansados da tribulação, organizaram uma petição com assinatura de mais de 900 pessoas, mas que até o momento não obteve respostas.
O técnico em metrologia, Vagner de Alencar, 34, utiliza diariamente o transporte público do município e afirma que além da demora dos coletivos, as linhas 27 (vila Guerda) e 36 (vila Gomes) permanecem sem atendimento. “Há muitas reclamações por toda a cidade e nas redes sociais. Os horários praticados são os mesmos de março, no início da pandemia. Já foi feita até petição, mas até agora nada de resolverem”, relata.
Devido o maior intervalo entre a passagem dos ônibus pelos pontos de embarque, os transportes acabam lotados, o que causa aglomeração e deixa os usuários em risco constante. “Moro no bairro São Caetaninho e tenho que esperar de 30 a 50 minutos pelo ônibus, por isso acaba enchendo, é um grande erro da empresa. Dependo do transporte público para o trabalho, está cada vez mais complicado”, conta a autônoma, Kássia Gonsalez, 21.
O professor e morador do Parque Aliança, Marcos Ramos Junior, 31, explica que os ônibus que passam pelo bairro estão com atraso de mais de uma hora. “Aqui está entre 1h e 1h30 o tempo de espera. Isso prejudica demais nós moradores, que dependemos do transporte para trabalhar”, salienta.
Procurada, a Prefeitura de Ribeirão Pires esclareceu que, através do cronograma de reabertura gradativa de atividades no Estado (Plano SP), a concessionária de transportes coletivo, Rigras, segue com a retomada, também de forma gradativa, da operação das linhas que atendem o município. A Prefeitura estabeleceu frota mínima das linhas municipais de 70% em horários de pico, mas com observações específicas para os pontos de maior demanda.
“As linhas com maior demanda já tiveram 100% da frota retomada. O serviço de transporte público segue com monitoração pela Prefeitura, considerando tanto o trabalho da fiscalização, quanto demandas apresentadas pelos usuários, para que melhorias sejam realizadas de forma permanente”, afirma.