
Na tarde desta sexta-feira (13), o Velo Clube fez jus ao fator casa e saiu na frente na disputa pelo título do Paulistão A3. Em partida válida pela rodada de ida da grande decisão, sob forte chuva, o time rubro-verde recebeu e venceu o EC São Bernardo, pelo placar de 2 a 1, no estádio Benito Agnelo Castellano, em Rio Claro. Lucas Duni e Felipinho marcaram para o time mandante, enquanto Victor Sapo descontou.
As duas equipes voltam a se encontrar já na próxima segunda-feira (16), às 15h, no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo. Como venceu o jogo de ida, o Velo Clube terá a vantagem de jogar pelo empate para ficar com o título. Já para o EC São Bernardo resta apenas uma vitória por dois ou mais gols no tempo regulamentar para ser campeão. Em caso de vitória por um gol de diferença, a decisão irá para os pênaltis. Além do troféu, o campeão recebe R$ 100 mil como prêmio e o vice fica com uma quantia de R$ 77 mil.
Jogando em casa, o Velo Clube dominou boa parte do primeiro tempo e mostrou superioridade desde o apito inicial. Tanto que não demorou para abrir o placar. Logo aos dois minutos, Everton recebeu na linha de fundo e cruzou na área, onde encontrou Lucas Duni, que chutou de primeira para o fundo das redes, sem chances para o goleiro Maurício.
Assustado com o gol no inicio, o EC São Bernardo apostou nas finalizações de fora da área. Aos nove minutos, Osvaldir arriscou de longe e parou em uma defesa em dois tempos do goleiro Felipe Garça. Em um lance parecido, o meia cruzou na área e Raul desviou de cabeça, mandando a bola por cima do gol. Já aos 25, o Velo Clube chegou a marcar o segundo gol, mas a arbitragem constatou impedimento no lance e invalidou.
Mesmo assim, os donos da casa seguiram em cima e quase ampliaram o placar aos 31. Após cobrança de escanteio na área, a bola sobrou para Paranhos, que ajeitou e chutou com a perna esquerda, mas acabou mandando ao lado da trave. Nos minutos finais, o EC São Bernardo acabou se complicando ainda mais, após Raphael ser expulso por interromper um contra-ataque. Mas conseguiu levar a diferença mínima para o intervalo.
Na volta, o Velo Clube não sossegou e seguiu fazendo pressão na área adversária. Tanto que o segundo gol veio logo nos primeiros minutos do segundo tempo. Aos sete, Everton fez bela jogada pela direita e tocou para Felipinho, dentro da área, que finalizou rasteiro no canto esquerdo do goleiro Maurício, que até tentou fazer a defesa, mas não conseguiu evitar o gol.
A resposta do EC São Bernardo também foi objetiva e aos 25 minutos, conseguiu marcar o gol de honra. Victor Sapo recebeu na área, se livrou de dois zagueiros e bateu na saída do goleiro Felipe Garça. Após o gol, o time visitante começou a procurar o empate de qualquer forma. Apesar das muitas chances criadas nos minutos finais, o primeiro jogo da decisão terminou mesmo com a vitória do Velo Clube por 2 a 1.
Ficha técnica:
Velo Clube 2 x 1 EC São Bernardo
Data: 13/11/2020
Horário: 17h
Local: Estádio Benito Agnelo Castellano, em Rio Claro (SP)
Arbitro: Vinicius Furlan
Assistentes: Leonardo Tadeu Pedro e Veridiana Contiliani Bisco.
Velo Clube: Felipe Garça; Everton (Alexandre Carvalho), Diogo Henrique, Leonardo Gobo e Janilson; Niander, Eurico, Paranhos e Felipinho (Christian); Lucas Duni (Vitão) e Igor Etoo (Frank). Técnico: Cléber Gaúcho.
EC São Bernardo: Maurício; Raphael, Erwin, Dante (Esquerdinha) e Iago (Luís Phelipe); Dudu, Osvaldir, Murilo (Eliandro) e Felipe; Victor Sapo (Lucas Gomes) e Chuck (Yuri). Técnico: Renato Peixe.
Gols: Lucas Duni, aos dois minutos do 1T e Felipinho, aos sete, do 2T para o Velo Clube e Victor Sapo, aos 25, do 2T, para o EC São Bernardo.
Cartões Amarelos: Felipe, Eliandro e Renato Peixe (técnico) (EC São Bernardo).
Cartão Vermelho: Raphael (EC São Bernardo) e Vitão (Velo Clube).
(Fonte: Federação Paulista de Futebol)