
Em São Bernardo, usuários do cartão Legal do idoso seguem com o benefício bloqueado para uso. Segundo a prefeitura, a medida busca incentivar o grupo a permanecer em casa e reduzir a letalidade da Covid-19 junto ao público da terceira idade. A decisão não agradou os usuários, que questionam o bloqueio, já que outras empresas de transporte não fizeram o mesmo.
Moradores relatam que, ao tentar passar o bilhete, funcionários dos terminais de ônibus alegam que houve bloqueio por parte da prefeitura, por tempo indeterminado. É o caso do aposentado Marco Loiacono, 60, que tenta fazer uso do serviço desde o mês passado.
Ao completar a idade mínima para ter direito ao benefício, Loiacono solicitou a emissão do cartão, mas, ao tentar passar pela primeira vez, foi informado por uma funcionária da Rodoviária Italo Setti que o mesmo estava bloqueado. “Emiti o cartão Bom e o Legal, fui no posto da BR7 Mobilidade e lá me disseram que o Legal está bloqueado. A pergunta que faço é porque o cartão Bom segue normalizado e o Legal não”, questiona.
O mesmo ocorreu com o técnico em elétrica e eletrônica, Ricardo de Jesus Leite de Paula, 60. “Faz sete meses que tento utilizar o cartão, gostaria saber o porquê do bloqueio, se temos o direito e isso é um serviço que a prefeitura de São Bernardo concedeu pra nós, pessoas acima dos 60 anos”, diz.
Questionada, a prefeitura de São Bernardo informou que a emissão e a renovação do Cartão do Idoso são realizadas normalmente no município. Moradores maiores de 60 anos podem fazer a solicitação do benefício na Rodoviária João Setti (Centro) e nos terminais Teresa Suster (Riacho Grande) e Alvarenga. Porém, o Cartão do Idoso segue suspenso para uso, uma vez que o público é um dos principais grupos de risco para a Covid-19. Em 2020, foram 7.504 emissões realizadas.