
O vereador de Mauá Helenildo Alves da Silva, o Tchacabum (PDT), junto com Alexandre Vieira da Costa e Renato Barrozo Silva, entrou nesta quarta-feira (16/12) com dois pedidos de ações de investigação eleitoral contra o PSB e o PSD por irregularidades na cota de gênero para a formação das respectivas chapas de vereador nas eleições de 2020. Segundo o parlamentar, duas candidatas que não tiveram votos na eleição supostamente foram usadas de “laranja” para completar o mínimo de 30% de postulantes de um gênero no grupo, conforme a lei federal.
PSB teve candidata sem votos
No caso do PSB a candidata sem votos e sem qualquer tipo de gasto ou recebimento de ajuda financeira durante a campanha é Fatima Cunha. No anexo do pedido enviado para a Justiça Eleitoral foi divulgada uma imagem de um stories no Instagram em que Fátima está ao lado da primeira-dama, Andreia Rolim, e com adesivo do vereador Admir Jacomussi (Patriota) que acabou reeleito.
PSD teve candidata sem votos

Em relação ao PSD, a suspeita recai sobre o nome de Regiane Viana de Carvalho, a Nega do Povo. Segundo o pedido de Tchacabum, fez campanha para outro candidato a vereador, Jeffinho do Oratório (PSD) que teve 302 votos e não foi eleito. Nas duas ações são pedidos além a investigação, uma tutela de urgência para a não diplomação dos vereadores eleitos: Samuel Enfermeiro e Ricardinho da Enfermagem (ambos do PSB), e de Márcio Araújo e Vaguinho do Zaíra (ambos do PSD).
Advogado explica processo
Advogado Renato Ribeiro de Almeida, que representa os suplentes Tchacabum, Alexandre Vieira e Renato Baiano, explica o processo.
Consórcio Intermunicipal Grande ABC celebra virtualmente os 30 anos
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC celebra no próximo dia 19 os 30 anos de existência. Com a impossibilidade de festas presenciais por causa da pandemia do novo coronavírus, a entidade realizará nessa quinta-feira (17/12), às 10h, uma celebração virtual para relembrar do lançamento da primeira entidade do tipo no país.
Deputados e representantes do Estado participam do evento
Além do presidente da entidade e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (Cidadania), e dos demais prefeitos da região, o evento virtual terá a presença do vice-governador, Rodrigo Garcia (DEM), dos secretários estaduaisde Saúde, Jean Gorinchteyn, de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi e os deputados estaduais Carla Morando (PSDB), Thiago Auricchio (PL) e Coronel Paulo Nishikawa (PSL).
Nishikawa celebra aprovação de projeto em comissão
O deputado estadual Coronel Paulo Nishikawa (PSL) celebrou nesta quarta-feira (16/12) a aprovação na Comissão de Transportes e Comunicações de seu projeto de lei que visa destinar 50% dos valores pagos de multas originárias do bafômetro para a aquisição de equipamentos e melhora de estrutura para o Corpo de Bombeiros. A propositura ainda passará por outras comissões antes de chegar do Plenário.
TRE-SP mantém indeferimento de Shell Gomes
O TRE-SP mantém indeferimento do registro de candidatura de Shell Gomes (PSD) em São Bernardo. A decisão unânime mantém votação anulada e a cadeira na Câmara segue com Glauco Braido (PSD).