O presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Pedro Cia, considera que apesar da pandemia, o Natal deste ano na cidade pode apresentar um resultado positivo se comparado com o ano passado. Na opinião do empresário, em número de vendas, o resultado pode superar 2019 em até 5%, porém o tíquete médio deve cair por conta da redução da renda.
“Foi um ano difícil para o comércio, a indústria e a prestação de serviços. Para 2020 esperava-se fechar com um crescimento do país entre 3,5% e 4% e vamos ter o contrário um decréscimo de -3,5% ou um pouco mais, sendo que alguns setores da economia sofreram bastante”, disse Cia que coloca como exemplo o comércio, que vem sofrendo restrições desde o início da pandemia. “Não se pode reduzir o horário do comércio; é uma cadeia, se reduz o horário vai ter mais gente no transporte público, mais gente na loja naquele horário”, disse ao criticar algumas medidas adotadas pelo governo do Estado.
Apesar das dificuldades ao longo do ano, Cia prevê que no Natal, o comércio tenha algum impulso. “A gente espera um crescimento de 5% na quantidade de vendas, porém com um tíquete médio menor que no ano passado”. Alguns segmentos de prestação de serviços, como escolas, turismo, e o setor de entretenimento em geral sofreram mais e ainda devem sofrer no primeiro semestre de 2021, na opinião de Pedro Cia. “Esses segmentos foram os mais impactados de todos e têm uma perspectiva ainda ruim para o ano que vem”.
Para o presidente da Acisa, quem conseguiu virar a chave para o e-commerce e fazer vendas digitais conseguiu minimizar prejuízos e apesar do crescimento do comércio eletrônico ele não acredita na extinção do comércio de rua. “Isso (venda digital) veio para ficar não deve mudar porque as pessoas já se acostumaram a isso, mas a loja física não vai morrer, mas a que não tiver também o e-commerce não vai conseguir, pois as pessoas aprenderam a pesquisar na internet”.
Para ajudar o comerciante a se adaptar às vendas digitais a Acisa fez palestras e lives. “Isso foi um ganho que a gente teve no período; fizemos palestras com o Sebrae e o que a gente quer mostrar é que não tem mais como ficar sentado na loja esperando o cliente. Tem que fazer promoções, pesquisa; o comerciante tem que perceber que quanto mais capacitado, com ferramentas de gestão, melhor ele vai sair para o mercado e mais competitivo”.

A Acisa também aproveitou o meio digital para implementar ações solidárias, além é claro de se aproximar e dar suporte aos empreendedores da cidade. Uma das iniciativas é a Acisa Solidária, uma aba no site da entidade com informações sobre as instituições assistenciais como a Feasa (Federação das Entidades Assistenciais de Santo André) e a Secretaria de Ação Social da prefeitura.
Outra ação da entidade foi a Campanha Compre em Santo André – Prestigie Seu Bairro, um movimento iniciado com a pandemia. “Comprando da economia local o consumidor ajuda o comerciante e ele vai se manter e gerar tributo. Temos retorno de vários comerciantes de que isso ajudou muito principalmente no momento mais grave da pandemia em que o cliente deixou de comprar no grande supermercado para comprar no pequeno. Alguns não entregaram e passaram a entregar. Temos relatos de que em muitos setores deu retorno muito grande”, analisa Pedro Cia.
Outras iniciativas da Acisa, que podem ser acessadas pelo site são; a Academia de Negócios e Inovação, que já mais de 20 palestras e 30 lives que ficam disponíveis no site, e informações também podem ser obtidas no Podcast e ainda foi lançado o aplicativo da Acisa onde todos os serviços podem ser acessados pelo celular.