
A Companhia de Danças de Diadema recebeu, mais uma vez, uma indicação para concorrer ao prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) 2020 com o vídeo dança chamado #paranoiaconfinado, feito em plena pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Por conta da necessidade de mostrar a arte realizada pela companhia, apesar do período de isolamento social, a diretora e coreógrafa Ana Bottosso se inspirou no espetáculo Paranoia, criado por ela mesma em 2011, e idealizou o projeto.
Inspirado no livro homônimo Paranoia, de Roberto Piva, escrito em 1963, Ana conta que a temática do antigo espetáculo seria uma maneira apropriada de demonstrar a arte no momento.
“Depois que o roteiro foi criado e enviado para os bailarinos, cada um filmou as cenas em suas próprias casas e cada um fez com suas condições, com um total de 103 cenas”, explicou.
Fábio Pazitto foi o responsável pela edição do espetáculo, a trilha sonora foi concebida pelo GEM (Grupo Experimental de Música), assim como no espetáculo de 2011. “Foi um trabalho de colaboração entre todos, desde a criação dos bailarinos, as suas cenas, meu trabalho direto com o Fábio foi bem feliz e dela surgiu o #paranoiaconfinado” relata Ana.
#paranoiaconfinado foi ao ar em novembro de 2020 e está disponível para ser assistido no link #ParanoiaConfinado – YouTube.