
Em São Bernardo, quem precisa pegar ônibus na região da vila São Pedro, reclama de aglomerações frequentes nos coletivos. O problema, que já foi alvo de preocupação em outras cidades do ABC, é corriqueiro e deixa os usuários de transporte público sem a opção de manter as medidas de isolamento social.
A munícipe Geilda Nascimento da Silva, 56, é diarista e utiliza o transporte para se deslocar até o trabalho diariamente. Segundo ela, os ônibus municipais estão sempre cheios pois o intervalo entre eles é demorado. “Eles demoram muito para passar, por isso que enche. Nós temos hora para chegar no trabalho, então todos querem pegar ao mesmo tempo”, relata.
A linha 01 (Esperança-Taboão) é um dos principais motivos de reclamação, apesar da prefeitura afirmar que ela opera com 100% da frota e 57% da demanda. “As linhas 51, 03, 19 também sempre estão foram lotados, a diferença é que antes não tinha vírus e não corríamos risco de vida. Não dá para manter o distanciamento assim”, diz a diarista.
Questionada, a prefeitura de São Bernardo informou que, com base nos acompanhamentos operacionais realizados pela Administração municipal, verificou-se a necessidade de ajuste da oferta no pico da manhã no trecho entre a Vila São Pedro e o Paço Municipal. Desta forma, desde ontem (19/01), a linha passou a operar com acréscimo de um veículo.
A Prefeitura reforça que tem realizado diariamente o acompanhamento operacional de todas as linhas municipais, visando compatibilizar a oferta com a demanda, evitando assim, aglomerações neste momento da pandemia.