
O planejamento austero contra o desperdício de gastos públicos, implementado pela gestão do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, em 1º de janeiro de 2017, garantiu uma economia anual de R$ 1,2 milhão com o fim dos aluguéis para a prestação de serviços à população.
A partir deste período, a administração municipal vem recuperando espaços públicos, deixando-os aptos para a oferta de atendimentos nos mais variados setores, findando antigos contratos de locações, que geravam custos aos cofres municipais.
Conforme levantamento elaborado pela Secretaria de Administração e Inovação, a Prefeitura eliminou 13 vínculos locatários que, até então, estavam fixados como sede de serviços públicos, como delegacias, o posto do programa Atende Bem no bairro Assunção – que passou a funcionar em espaço anexo ao Teatro Elis Regina – Cartório Eleitoral, Junta de Serviço Militar, entre outros. Juntos, estes espaços somavam despesas mensais com aluguéis de R$ 103,2 mil.
AÇÃO
Dentro desta política de recuperação dos espaços, um dos destaques foi a modificação da sede da agência pública CTR (Central de Trabalho e Renda), que, antes, despendia gastos de R$ 27,5 mil por mês e de R$ 330 mil por ano, em prédio alugado na Rua Marechal Deodoro, no Centro. Em junho do ano passado, a CTR foi remanejada para próprio municipal, que estava abandonado, na Rua Padre Lustosa, nº 48, Centro.