
Desde o fim das eleições municipais, em novembro de 2020, moradores do Jardim Ana Maria, em Santo André, lidam com transtornos com a falta de segurança pública no entorno do Céu das Artes. O equipamento, entregue à população em abril de 2019, tem como finalidade oferecer espaço para cultura e esportes, mas segundo munícipes, o local está abandonado e tem servido para usuários de drogas e bagunça de jovens.
Segundo a dona de casa, Lúcia Leite, de 49 anos, que mora próximo ao local, a retirada de uma base da GCM (Guarda Civil Municipal) foi o que motivou a situação. “Esse lugar está às moscas. Enquanto tinha ronda dos guardas, não acabavam com as coisas. Hoje em dia destroem a quadra coberta”, conta.
Outra moradora, que preferiu não ser identificada, explica que o barulho e a perturbação incomodam constantemente. “Passo muito nervoso aqui. Os meninos jogam futebol a batem a bola na minha parede. Já até quebraram janelas. Fazem um barulho horrível. Além de que usam drogas. Eu tenho muito medo”, diz.
Outra vizinha do local chega a falar que houve roubos e vandalismo no espaço. “Quebraram os vidros da biblioteca e roubaram as torneiras, não é a primeira vez”, pontua, e completa: “Há mais de uma semana que não passa um GCM aqui. Aos finais de semana fica lotado, fico espantada com tanto descaso. Homens espalharam caixas de isopor com cerveja e fumam narguilé lá dentro”, conta.
Questionada, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, esclareceu que atua na região em conjunto com as forças policiais da cidade, seja em operações desencadeadas, em autuações ou mesmo colaborando com investigações.
Os dados criminais são analisados quinzenalmente no Centro de Operações Integradas (COI) da Prefeitura com a Polícia Militar e Civil para desencadear ações ostensivas. Além disso, um grande investimento com a instalação de câmeras de monitoramento está em andamento na cidade.
As imagens geradas por essas câmeras serão integradas ao COI, o que possibilitará rápida resposta nas ocorrências, além de proporcionar melhora significativa na sensação de segurança da população.