
Em Santo André, comerciantes do calçadão da Vila Luzita, na rua Alcides Maia, tem questionado o roubo das grades de bueiros na região. A informação é de que mais de 8 pontos tiveram as grades roubadas desde 14 de janeiro e, mesmo com a Prefeitura colocando novas tampas, o problema continua.
De acordo com Wagner Bronzella, comerciante local, a situação na rua está complicada e mesmo com reclamações, o problema segue ocorrendo. “Em menos de duas semanas as 8 grades dos bueiros foram roubadas. A gente reclama para a Prefeitura e vereadores, trocam, mas depois de alguns dias roubam novamente”, explica.
Apesar do problema ocorrer com frequência, o comerciante alega que as grades não contam com nenhuma segurança anti-furto, o que facilita a ação de criminosos. “Precisa de algo para que não consigam roubar, pois precisamos reclamar sempre. Além disso, o bairro está abandoado e sem nenhuma segurança”, completa o comerciante.
Questionado, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) informa que tomou conhecimento do fato no último dia 30/1, quando foram constatadas que 12 peças haviam sido furtadas da região do calçadão da Vila Luzita. Para coibir este crime, a autarquia diz que tem procedido com a reposição das grelhas por modelos articulados reforçados que possuem quadro chumbado na via. Os modelos antigos, que foram objeto do furto, eram de fácil remoção, sendo apenas encaixadas. O Semasa informa que está elaborando um relatório de apuração interna sobre o caso e orienta ainda que, caso a população verifique que as grelhas estejam faltando (ou mesmo quebradas) que entre em contato com a autarquia, pela Central de Atendimento telefônico, no número 115, ou ainda pelo Facebook do Semasa.