
Em Diadema, a falta de poda das mais de 30 árvores no Jardim São Judas tem gerado preocupação nos moradores locais. Segundo eles, o serviço está em escassez desde 2018 e, por conta disso, as árvores cobrem as luzes da avenida Paranapanema e rua Jacuí, facilitando a ação de assaltantes na região. Outra preocupação é que, por conta da altura, as árvores caiam em dias de vento e chuva.
“Tem árvore com mais de 10 metros de altura aqui e os moradores tem medo de que elas caiam. Além disso, a região está perigosa, pois tem assaltante que se esconde atrás dos troncos. Gera muita insegurança nos moradores”, explica Cosmo Maciel, líder comunitário do bairro.
Um morador do avenida Paranapanema, que preferiu não se identificar, informou que teme das árvores caírem sobre os fios da rua e causarem acidentes. “Alguns vizinhos já fizeram pedido para poda das árvores, mas até agora nada. Desde 2018 fazemos pedidos para a Prefeitura, moro há 50 anos aqui e antes cortavam, mas agora já demorou muito tempo”, comentou.
O líder comunitário ainda comentou sobre as regras da Prefeitura. “A gente não pode podar as árvores, pois aí somos multados, mas fica nisso, a Prefeitura só informa que agendou o serviço. Não nos dão previsão, então pode durar mais três anos com as árvores sem nenhuma poda, até a hora que acontecer um acidente”, completa.
Procurada, a Prefeitura de Diadema informa que ao assumir a pasta em janeiro encontrou grande déficit na prestação desse tipo de serviço. “Para enfrentar esse problema, o setor já intensificou a execução de poda e elaborou uma programação de trabalho. No momento, não é possível determinar com precisão quando será atendido aquele bairro”, informa.