
Somente nesta semana, o ABC contabilizou a adesão de, pelo menos, 37 mil novas doses de imunizantes contra a Covid-19. A chegada dos insumos visa proteger idosos pertencentes à 1ª fase da campanha de vacinação. Desde o início da pandemia, já foram perdidas mais de 4,8 mil vidas para a doença entre as sete cidades, enquanto outras 138,2 mil pessoas tiveram contato com o vírus.
No último domingo (28/2), foram entregues 13.600 doses de imunizantes em São Bernardo, imunizantes destinados a proteger idosos com idades entre 85 e 89 anos (8.500 pessoas) e 77 e 79 anos. Nesta etapa, a prefeitura segue com aplicação da segunda dose da vacina em idosos com 90 anos ou mais – em domicílio e sem necessidade de agendamento – e continua com a segunda dose de aplicação em profissionais da Saúde, por meio de agendamento via site. Até o momento, das 67,9 mil doses recebidas, 58,1 mil já foram aplicadas.
São Caetano recebeu as últimas grades de vacina nos dias 26 e 28 de fevereiro, que totalizaram 9.510 doses. Os imunizantes são destinados a idosos com idades entre 77 a 89 anos (primeira dose), acamados com 90 anos ou mais, profissionais da saúde e idosos com mais de 90 anos e seus cuidadores (2ª dose). Cerca de 10.737 idosos devem receber a imunização, conforme recebimento de imunizantes.
Os munícipes fazem agendamento optando por data, local e horário da vacinação no site coronavirus.saocaetanodosul.sp.gov.br. São dois pontos de drive thru e as Unidades Básicas de Saúde.
No último domingo (28/2) foram entregues 5.470 doses da vacina em Mauá. A faixa etária que está recebendo a imunização na cidade é de idosos acima de 75 anos, entre 01 de março a 05 de março. A vacinação acontece de acordo com disponibilidade de doses. Pelo site www.vacinaja.sp.gov.br, do governo do Estado, os munícipes podem fazer agendamento da vacinação. No caso de idosos com dificuldade de locomoção, um familiar deve se dirigir até a UBS mais próxima para fazer o agendamento.
Outra orientação que continua válida é fazer o pré-cadastro (opcional) no site www.vacinaja.sp.gov.br. O pré-cadastro não é obrigatório e nem é um agendamento, mas o preenchimento das informações pessoais no portal contribui na agilidade da consolidação dos registros.
Para vacinar idosos com idades entre 77 e 79 anos, Ribeirão Pires recebeu 420 doses da vacina (37% do público-alvo). O cadastro para quem deseja se vacinar deve ser feito diretamente no Drive Thru, antes da vacinação. É solicitado CPF e comprovante de residência, e são em média 500 a 1000 cadastros ao dia, de acordo com a demanda de pessoas que vão se vacinar.
Suspensão do agendamento
Em Santo André houve suspensão temporária do agendamento da vacinação em idosos com idades entre 77 e 79 anos, justificada pela falta de vacinas. Segundo o Paço, até o momento, foram vacinados em drive-thru, cerca de 3.200 mil inscritos via site, o que contempla 37% da faixa etária.
“Agora, vamos aguardar o envio de novas doses para vacinar outra parcela que ainda não fez o cadastro. Pedimos a compreensão e paciência de todos”, informou a Prefeitura em nota. O cadastro normalmente ocorre via site psa.santoandre.br/vacinacovid, tendo o limite de agendamentos de acordo com a quantidade de doses disponíveis.