
Esta semana estão sendo realizadas as eleições para a escolha de novos gestores de sete escolas da rede municipal de Diadema. Esta foi a escolha da Secretaria da Educação para evitar aglomerações e garantir todas as etapas do processo eleitoral definido no Estatuto do Magistério.
Segundo a secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches, a experiência mostra que os eleitos têm um olhar diferenciado para a escola e para a comunidade, e que o processo é uma parte importante da gestão democrática das escolas.
O município foi um dos primeiros do país a adotar eleições para definição de gestores das escolas municipais. “Temos eleições desde 1998. Elas foram implantadas a partir de um desejo da população em querer escolher não só a direção da escola mas também o projeto a ser desenvolvido”, disse Ana Lúcia.
A comunidade e os funcionários das escolas participaram do processo. Na quarta-feira (17/3) foram escolhidos os gestores de quatro escolas e nesta sexta-feira (19/3) serão definidos das outras três EMEBs. As salas são abertas em horários previamente informados e os candidatos apresentam o projeto de trabalho. Em seguida, perguntas são respondidas e a eleição é realizada.
As eleições estão substituindo os cargos de diretor e vice na EMEB Tom Jobim, de diretor da EMEB Chico Mendes, e de vice-diretores da EMEB Monteiro Lobato, EMEB Santo Dias, EMEB Anita Malfatti, EMEB Perseu Abramo e EMEB Zilda Gomes, que ficaram vagos. Com a nova gestão, alguns gestores foram convidados para compor equipes em secretarias diferentes e outros se aposentaram.