
Para evitar o solapamento das pistas da avenida dos Estados, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) vai investir R$ 2,4 milhões no projeto executivo para canalização definitiva de cinco quilômetros do rio Tamanduateí, no trecho entre o córrego do Oratório e a Universidade Federal do ABC. A empresa que desenvolverá o projeto foi selecionada por meio de licitação e o contrato foi assinado dia 17 de março. O trabalho deverá ser concluído em 23 meses.
Segundo o superintendente do DAEE, Francisco Eduardo Loducca, essa é uma intervenção significativa que vai contribuir para garantir a estabilidade da avenida dos Estados, uma importante via de ligação entre a capital e os municípios do ABC, e beneficiar diretamente a mais de 2 milhões de residentes e que circulam na região.
O trecho passa por constantes solapamentos e escorregamento de taludes marginais. Em 2017 recebeu uma estrutura provisória de contenção de margens, com perfis metálicos e painéis de concreto. Agora ela será substituída por uma definitiva em concreto armado. O projeto ainda inclui a adequação de pontes e passarelas, nos municípios de São Paulo, São Caetano e Santo André.