
O projeto Aquapolo, empreendimento que será responsável pela produção de água de reuso para fins industriais, já concluiu 49% das obras. Até agora foram instalados 5,8 km de adutora ao longo da avenida dos Estados, atualmente com sete pontos interditados por causa dos trabalhos. Ao todo, serão 16 km de adutoras, distância entre a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) ABC – local onde será feito o tratamento – e o Polo Petroquímico, o beneficiado pelo projeto.
A ação, inédita no mundo em tamanho e tecnologia empregada (ultrafiltração com osmose reversa), é fruto de parceria entre a Sabesp e a empresa Foz do Brasil e produzirá cerca de 650 mil litros de água de reuso por segundo, volume suficiente para abastecer municípios como Diadema e Santos. Todo o material será encaminhado ao Polo Petroquímico e utilizado no resfriamento de caldeiras e manutenção de máquinas.
“O Aquapolo está capacitado para produzir até mil litros por segundo de água de reuso para fins industriais, o que o torna o maior projeto do gênero no Hemisfério Sul. O Polo Petroquímico consumirá 65% desta produção”, explica Guilherme Paschoal, diretor da Aquapolo Ambiental. “O volume excedente, de 350 litros por segundo, poderá ser ofertado para as empresas da região interessadas”, destaca o diretor. A previsão para início do fornecimento da água de reuso ao Polo é meados de 2012.
Durante a apresentação do projeto, ano passado, Paschoal salientou que a principal vantagem da implantação do projeto é a ambiental, uma vez que além de tratar o esgoto que é jogado nos rios, fará com que a água potável, destinada para uso humano, não seja mais empregada em ações industriais.
“O Polo hoje consome água do Tamanduateí e água tratada, o que gera custos. Então, há 10 anos, o Polo resolveu buscar uma solução sustentável para tentar diminuir todo o valor gasto com o tratamento das águas provenientes do rio e com a compra de água potável, além de deixar de utilizar um produto destinado ao ser humano”, completa. Segundo o diretor, a água de reuso, em média, custa 70% do preço da água tratada. O contrato, que tem duração de 33 anos, absorverá investimento de R$ 253 milhões, tudo da iniciativa privada.
O que é água de reuso?
A água de reuso é obtida por meio do tratamento dos esgotos gerados pelos imóveis conectados à rede coletora de esgotos. O material pode ser utilizado nos processos que não requerem água potável, mas sanitariamente segura, com redução de custos e garantia do uso racional da água. Este tipo de água não é potável, portanto não deve haver nenhum tipo de uso ou consumo humano, apesar de sua aparência ser semelhante à potável.
Fonte: Sabesp