
No último final de semana, a GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo encerrou duas festas clandestinas, além da dispersão de 27 pontos de aglomerações em vias públicas. Entre sábado (03/4) e domingo (04/4), mais de 1.500 pessoas que participaram dos eventos foram dispersadas após a ação dos guardas municipais.
Entre as ações realizadas está o encerramento de dois pancadões realizados em vias públicas no domingo (04/4). O primeiro deles ocorreu no Jardim Calux, na Rua Carlos Drummond de Andrade, onde cerca de 400 jovens, todos sem seguir nenhum protocolo de saúde contra a covid-19, foram flagrados bloqueando a via durante a festa irregular. Os participantes do evento foram abordados e dispersados. Outras 150 pessoas foram flagradas em outra festa, desta vez, na Rua Paulista, no Jardim Limpão. Com a chegada dos agentes, todos foram retirados do local.
A fiscalização realizada pela GCM, com apoio de equipes da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico, faz parte das ações adotada pela Prefeitura no enfrentamento à pandemia e visa garantir o cumprimento das medidas restritivas. Desde o dia 27 de fevereiro, o município determinou toque de recolher das 22h às 4h.
A operação ainda resultou no encerramento das atividades de 38 estabelecimentos comerciais por desrespeito aos decretos municipais vigentes durante o período emergencial. Os locais foram fechados após orientação dos profissionais de fiscalização. Moradores podem denunciar situações de desrespeito às normas do Plano São Paulo através do telefone 153. O atendimento é feito 24 horas por dia.